Entre as tantas dificuldades enfrentadas pela família Lemos após a morte de Júlio (Antonio Calloni) em Éramos Seis, a pior ainda está por vir: a demissão de Durvalina (Virgínia Rosa). A empregada acompanhou o crescimento dos filhos de Lola (Gloria Pires) e se tornou uma verdadeira amiga e companheira de todos.
Por isso, a decisão de dispensá-la causa uma uma verdadeira revolta na novela das 6. Assim que a matriarca comunica aos filhos que Durva será demitida, Alfredo (Nicolas Prattes), Julinho (André Luiz Frambach) e Isabel (Giullia Buscacio) se voltam contra ela:
“Como assim? Não é um luxo, gente! É uma pessoa! Isso não é justo!”, diz Alfredo.
“A Durva é como se fosse da família! Precisamos dar um jeito!”, completa Julinho.
“Eu nunca pensei que a Durvalina fosse um gasto…”, comenta a caçula.
Lola responde firmemente cada um dos filhos, alegando que, na atual realidade financeira da família, não há como ter uma funcionária. Carlos (Danilo Mesquita) tenta dar algum apoio à mãe, mas pergunta se realmente não há outro jeito. A viúva, então, começa a se exaltar:
“Que jeito? Me deem uma luz! Que jeito? O que mais eu vou cortar? Já cortei a carne, vou cortar o leite, a manteiga, e o que mais?”
Clotilde (Simone Spoladore), que até então acompanhava a discussão calada, demonstra estar a favor de Lola e explica que elas tiveram a ideia de fazer doces por encomenda, mas demora até gerar algum retorno financeiro. Carlos sugere sair da faculdade e arrumar um trabalho, mas a mãe o repreende e diz que o filho vai conseguir um excelente emprego quando virar doutor. Alfredo age com provocação e acaba provocando mais uma briga com o irmão:
“Mas a Durvalina vai ficar sem o ganha pão…”
“O seu discurso é muito comovente, mas e na prática? Você tem alguma solução?”, reage Carlos.
Aflita com toda a situação da família, Lola não suporta a discussão entre os filhos e explode:
“Chega! Calem a boca! Ninguém aqui está sofrendo mais com isso do que eu! A Durvalina não é só a pessoa que me ajuda na casa, ela viu vocês crescerem, esteve ao meu lado nos momentos mais difíceis da minha vida. Mais do que tudo, ela é uma amiga minha que eu estou perdendo. Então eu exijo que vocês me respeitem!”
Não perca Éramos Seis e confira o resumo da novela.
14
DEZ
Sábado
Carlos pensa em conseguir um novo trabalho para Durvalina. Mabel comenta com Josias sobre a distância de Carlos. Afonso e Inês visitam Lola e sua família. Soraia insiste para que Julinho fique para o jantar de Assad. Almeida apresenta seus filhos, Rita e Ernesto, para Assad e sua família. Lúcio implica com Lili por conta da demora de Julinho. Alfredo conversa com Inês e provoca Carlos. Afonso apoia Lola. Clotilde lamenta por suas escolhas. Mabel conhece Inês e discute com Carlos. Inês percebe a emoção de Afonso ao falar de Lola. Zeca se prepara para viajar a São Paulo a pedido de Neves. Adelaide explica sua ausência a Alfredo. Lola e Afonso fazem uma proposta a Durvalina. Almeida conversa com Clotilde. Mabel afirma que deseja manter o namoro com Carlos. Durvalina presenteia a família de Lola. Afonso comunica a Lola que conseguiu uma grande encomenda de seus doces.
Confira o resumo completo do dia e da semana!
Éramos Seis é escrita por Angela Chaves, baseada na novela original escrita por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, livremente inspirada no livro de Maria José Dupré. A direção artística é de Carlos Araújo.