
Segunda Chamada, nova série da Globo, em coprodução com a O2 Filmes, promete trazer personagens surpreendentes! Na trama escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com previsão de estreia para outubro, cinco professores resistem à péssima infraestrutura da escola, ao abandono institucional e à falta de reconhecimento e renovam, dia após dia, a fé no trabalho que realizam.
Quando a noite cai, milhões de vidas se entrelaçam, com os contornos particulares de suas próprias rotinas, nas pistas e trilhos da gigante São Paulo. A julgar pela hora, o fim do dia, que deveria representar o momento do descanso, ganha novo significado para os que desviam o caminho de casa e seguem para um local cuja importância anda lado a lado com a mais alta expectativa de transformação social: a escola.
Neste horário, as salas de aula estão a serviço da educação para jovens e adultos e são compostas por pessoas de 17 a 70 anos que enfrentam desafios diários e que retornam à escola em busca de uma vida melhor. Na trama da série, a educação surge como um vislumbre de esperança e faz a missão dos professores ainda mais urgente: lembrar a todos que nunca é tarde para uma segunda chance.
CONHEÇA OS PERSONAGENS DA SÉRIE:
LÚCIA HELENA (Debora Bloch) – professora de Língua Portuguesa: Antes de ser professora, no Ensino Noturno, Lúcia dava aulas para adolescentes do ensino diurno, também na escola Carolina Maria de Jesus. A professora guarda um passado obscuro, envolvendo a morte de um aluno na escola. Depois da tragédia, Lúcia enfrenta uma grande crise pessoal, que a faz parar de dar aulas por três anos. Nesse meio tempo, Alberto, com quem Lúcia é casada há vinte anos, sofre um AVC que lhe compromete os movimentos e boa parte da memória. Desde então, Lúcia se dedica a cuidar do marido doente. Convidada por Jaci, depois que ele assume a direção da escola, Lúcia volta a dar aulas com a promessa de nunca mais, em hipótese alguma, desistir de um aluno.
JACI (Paulo Gorgulho) – diretor: Administra a escola Carolina Maria de Jesus, Jaci é um homem carismático, charmoso, fanfarrão, boa lábia. O jeito meio grosseirão e questionável de resolver as questões da escola, não impede que Jaci seja querido por alunos e professores. Antes de ser diretor, Jaci lecionava no turno diurno, onde conheceu Lúcia Helena. Desde então, sua tônica é dar conta dos problemas de forma rápida, eficiente e com o mínimo de esforço possível. O que quase sempre bate de frente com a postura de Lúcia Helena, por quem é loucamente apaixonado e mantém um caso secreto. Jaci é casado há 20 anos e tem um único filho, Leo de 17 anos, jovem rebelde e problemático.
SÔNIA (Hermila Guedes) – professora de História e Geografia: Sônia leciona em várias escolas e ainda dá aulas particulares para fazer um extra. À noite, está sempre exausta, mal-humorada e sem paciência. Já foi uma professora engajada, mas hoje não acredita mais que possa ser agente de transformação dos alunos. Dá uma aula burocrática e só quer que o dia termine rápido. Para se manter acordada, toma remédios estimulantes o que acaba prejudicando seu rendimento e a torna uma professora, por vezes, agressiva.
ELIETE (Thalita Carauta) – professora de Matemática: Eliete é uma mulher cheia de vida, decidida, alegre, com muito senso de humor. Eliete mora numa comunidade perto da escola e tem um papo reto com seus alunos, justamente por já ter passado as mesmas dificuldades que eles. Ainda que tenha intimidade com o drama de muitos alunos, não passa a mão na cabeça deles. Eliete é mãe solteira, criou sozinha sua única filha com muito sacrifício e tem orgulho disso. Vende suas muambas para os professores a fim de complementar renda. Muito bem resolvida com sua sexualidade, é uma mulher livre.
MARCO ANDRÉ (Silvio Guindane) – professor de Artes: É a primeira vez que tem contato com uma escola pública, onde enfrenta uma realidade muito diferente da vida classe média alta e dos colégios particulares onde já deu aula. Marco André é um idealista. E, muitas vezes, soa ingênuo quando se coloca diante dos conflitos da escola.
A obra que tem previsão de estreia para outubro foi gravada em São Paulo e é a primeira escrita pelas autoras Carla Faour e Julia Spadaccini, com Maíra Motta , Giovana Moraes e Victor Atherino. Segunda Chamada também marca a estreia de Joana Jabace na direção artística. A direção conta ainda com Breno Moreira, João Gomez e Ricardo Spencer e tem no elenco nomes como Carol Duarte, Felipe Simas, Mariana Nunes, Nanda Costa, Linn da Quebrada, Otávio Müller, Marcos Winter, José Dumont, Caio Blat e Arthur Aguiar, entre muitos outros.