Faruq (Eduardo Mossri) acabou sendo uma vítima de Dalila (Alice Wegmann). Em Órfãos da Terra, o médico sentiu a raiva da vilã depois que ele desaprovou a atitude de Basma em relação a Helena (Carol Castro), e como resultado, recebeu uma notificação da justiça por prática ilegal da Medicina. Depois de meses tentando se ajustar na nova realidade, o sírio está a um passo de conseguir seu certificado de médico no Brasil, mas o julgamento pode colocá-lo em uma situação complicadíssima. Confira o resumo.
Testemunhas depõem perante ao juiz
Chegou o dia do julgamento de Faruq. O médico está nervoso com o desenrolar da história, que tem coloca toda sua carreira em risco.
Helena é a primeira a ser chamada para depor. Na frente de todos, a psicóloga explica o que lembra do fatídico dia.
“Cheguei desacordada. Tinha sofrido um acidente de carro. Estava com uma hemorragia forte e precisava de uma cirurgia de emergência”, conta ela.
Helena explica que deu tudo certo na operação e que agora se recupera bem. Mas o promotor pergunta se ela acha que perdeu a criança que estava esperando por incompetência de Faruq.
Ela responde que não e o deixa aliviado.
Ivaneide, a falsa denunciante do caso, também conta como ficou – teoricamente – sabendo da cirurgia realizada pelo médico.
“Eu estava acompanhando uma amiga que ia fazer um ultrassom. De repente, começamos a ouvir uma mulher gritando e chorando muito”, diz.
“Eu perguntei a uma atendente o que estava acontecendo. Ela disse que a paciente tinha sido operada. E que tava chorando porque o bebê dela morreu.”
O promoter também a pressiona e faz algumas perguntas relacionadas ao hospital e à acompanhante. Nervosa, ela hesita em algumas respostas, mas depois é dispensada.
Por último, Letícia (Paula Burlamaqui) fala sobre a qualidade do médico. Como namorada de Faruq, ela é questionada se não poderia estar protegendo o médico por causa do envolvimento amoroso.
“Absolutamente. Eu me baseei apenas na capacidade profissional dele”, diz a médica.
Depois, é a vez de Faruq. O promotor pergunta sobre a vida do médico na Síria e acaba tocando em um ponto bastante delicado.
“O senhor não conseguiu salvar a vida da sua própria filha.Sr. Faruq, é verdade que a sua filha morreu durante uma cirurgia que o senhor realizou?”
Será que Faruq sai dessa?