Ao primeiro sinal de “gravando”, Grazi Massafera se transforma em Paloma… Romulo Estrela vira Marcos… David Junior dá vida a Ramon… E assim acontece com todo o elenco de Bom Sucesso, a nova novela das 7. Mas, para entrar no personagem entendendo tão bem a sua personalidade e os seus conflitos, essa turma começa a trabalhar bem antes do primeiro capítulo ir ao ar.
“Começamos nessa preparação há uns dois meses. É um momento em que os atores se conhecem. É também uma ponte direta com a direção”, explica Maria Beta Perez, preparadora de elenco.
A protagonista Grazi, por exemplo, teve o desafio de se aperfeiçoar na costura para dar vida a Paloma. Quem inspirou a atriz foi sua mãe, que é costureira na vida real e foi a responsável por a filha ter aceito o papel na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm.
“Eu estava de férias, querendo ficar com a Sofia em processo de alfabetização, um ano importante para ela. Eu realmente não estava querendo assumir um compromisso assim. Só que o Luiz Henrique Rios foi tão sedutor e veio com a história da Paloma, que é costureira, minha mãe é costureira. Ele me pegou por esse lugar”, contou ao Conversa com Bial.
Nesse período, os atores mergulharam em dinâmicas de grupo, fizeram leituras, trabalharam corpo e voz para construir cada um dos personagens e a relação entre eles. “É muito importante que eles aprendam a fazer exercícios de voz, pra eles terem total domínio da voz e entrarem nesses personagens com a voz do personagem, que é diferente da própria deles”, reforça a fonoaudióloga Leila Mendes.
Foi nessa fase que o elenco visitou o bairro de Bonsucesso, onde se passa grande parte da história, na Zona Norte do Rio, e também viu de perto como funciona o trabalho dentro de uma editora de livros. David Junior, Caio Cabral e Giovanna Coimbra tiveram treinos de basquete. O ator Igor Fernandez se aventurou fazendo poesias no metrô para entender o universo de seu personagem, Luan. Já Grazi conferiu a rotina de uma costureira para compor a sua Paloma e ainda estreitou laços com Bruna Inocencio, Giovanna Coimbra e João Bravo, que interpretam seus filhos na trama.
“Existem muitas relações diferentes com a Paloma. Construímos primeiro a intimidade na família, ela com as crianças. Tem a Alice, que é filha que cresceu sem o pai, a Gabriela, que é mais esquentadinha, e o pequenininho, que é o Peter. Tem a relação de Paloma com Ramon, uma história de amor antigo. E a relação com o Marcos, que é leve, muito apaixonante. Com a Grazi a gente precisou visitar todos esses lugares”, completa Maria Beta.
Grazi Massafera sobre personagem em ‘Bom Sucesso’: ‘Minha mãe e muitas mulheres que encontrei pelo caminho são inspiração’
Mascotes do elenco, João Bravo – que faz Peter, o caçula de Paloma – e Valentina Vieira – que vive a Sofia, neta de Alberto (Antonio Fagundes) – também tiveram uma atenção especial. “Um dos trabalhos da preparação é trazer a naturalidade das crianças pra cena. Deixá-los livre, vivendo, rindo, brincando… Viver esse lado lúdico pro trabalho”, conta a preparadora Tati Muniz.
Bom Sucesso, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, estreia dia 29/7. Direção artística de Luiz Henrique Rios e direção geral de Marcus Figueiredo. Produção de Samantha Santos.