Maria da Paz (Juliana Paes) vem de uma família de justiceiros profissionais, os Ramirez, da cidade de Rio Vermelho, Espírito Santo. Desde pequena, ela mantém o hábito de ficar na cozinha ao lado de sua avó, Dulce (Fernanda Montenegro), com quem aprendeu a fazer bolos. Essa rotina a seduz mais do que as atividades impostas pelo pai, Ademir (Genézio de Barros), que quer transformá-la em uma justiceira.
Na década de 1990, Maria conheceu e se apaixonou por Amadeu (Marcos Palmeira), advogado formado em Vitória, porém membro do clã rival nos negócios dos Ramirez, os Matheus. Quando descobre que vem de famílias rivais, o casal, para viver o romance, sugere um pacto de paz e consegue marcar o casamento. Porém, no altar, Amadeu leva um tiro e, após a tragédia, os Matheus prometem vingança contra os Ramirez.
As primeiras vítimas são Fabiana (Maria Clara Baldon) e Virgínia (Duda Batista), sobrinhas de Maria, filhas de sua irmã Zenaide (Maeve Jinkings). Vicente (Álamo Facó), irmão de Amadeu, fica encarregado de dar fim nas meninas, mas só consegue capturar Fabiana e, sem coragem, a deixa em um convento. Ao saber do sumiço de Fabiana, Zenaide e Virgínia fogem para Vitória e uma nova tragédia acontece: a menina se separa da mãe e se perde.
Jurada de morte, Maria foge para São Paulo e é acolhida na casa de Marlene (Suely Franco), começando uma nova vida com a promessa de reencontrar as sobrinhas. Com o passar do tempo, recebe a notícia da morte de Amadeu, sem saber que a mentira é um acordo entre sua mãe Evelina (Nívea Maria) e a mãe dele, Nilda (Jussara Freire), que decidem dizer para ambos que os dois estão mortos.
Se não bastasse o sofrimento pela “morte” do amado, Maria se vê grávida e sem emprego. Como forma de sustento, começa a vender bolos que ela mesma faz. O negócio dá tão certo que, vinte anos depois, Maria tornou-se uma bem-sucedida dona de uma cadeia de confeitarias. Vive ao lado da filha, Josiane (Agatha Moreira), que cultiva desprezo pela mãe, critica seu comportamento e aparência e odeia o próprio nome.
Jô – como Josiane prefere ser chamada – precisa da mãe para realizar o sonho de se tornar uma digital influencer e, para conquistar a projeção social que deseja, articula um plano com Régis (Reynaldo Gianecchini), um playboy de família tradicional. A jovem o apresenta para a mãe e arma o casamento entre eles para tomar o dinheiro dela. Maria sequer imagina que a união pode colocar em risco seu patrimônio conquistado com tanta luta.
Jô ainda faz de tudo para se aproximar da famosa Vivi Guedes, filha adotiva do casal Otávio (José de Abreu) e Beatriz (Natália do Vale) que se tornou uma conhecida digital influencer. Jô não imagina que ela é sua prima desaparecida Virgínia. Já Fabiana, descobre o paradeiro da irmã ao vê-la na televisão com um amuleto dado de presente pela avó. Ela muda-se então para São Paulo a fim de recuperar a vida que não teve.
A princípio, Fabiana não revela o parentesco com Virgínia, afinal, tem inveja da irmã bem-sucedida. Quem também se muda para São Paulo é Amadeu, que, após se recuperar do tiro que levou com a ajuda da fisioterapeuta Gilda (Heloísa Jorge), casou-se com ela certo de que sua Maria morreu. Na metrópole, ele pretende exercer seu ofício de advogado. E é lá que o casal protagonista se reencontra e reacende o amor do passado.
JULIANA PAES – Maria da Paz Ramirez
MARCOS PALMEIRA – Amadeu Matheus
AGATHA MOREIRA – Jô (Josiane)
REYNALDO GIANECCHINI – Régis
PAOLLA OLIVEIRA – Vivi Guedes (Virgínia)
NATHALIA DILL – Fabiana
SÉRGIO GUIZÉ – Chiclete (Ricardo)
FERNANDA MONTENEGRO – Dulce
GENÉZIO DE BARROS – Ademir Ramirez
NÍVEA MARIA – Evelina
MAEVE JENKINGS – Zenaide
DIONÍSIO NETO – Hélcio
CÉSAR FERRARIO – Adão
GUILHERME LEICAM – Mão Santa (Júnior)
LUIZ CARLOS VASCONCELOS – Miroel Matheus
JUSSARA FREIRE – Nilda
ÁLAMO FACÓ – Vicente
ÁUREA MARANHÃO – Ticiana
MARCO NANINI – Eusébio
ROSI CAMPOS – Dodô (Doroteia)
BETTY FARIA – Cornélia
TONICO PEREIRA – Chico
CAIO CASTRO – Rock
SUELY FRANCO – Marlene
ARY FONTOURA – Antero
LEE TAYLOR – Camilo
MÔNICA IOZZI – Kim
NATHALIA TIMBERG – Gladys
MALVINO SALVADOR – Agno
DEBORAH EVELYN – Lyris
MEL MAIA – Cássia
JOSÉ DE ABREU – Otávio
NATÁLIA DO VALLE – Beatriz
ROSAMARIA MURTINHO – Linda
HELOÍSA JORGE – Gilda
JOÃO GABRIEL D´ALELUIA – Carlito
LUCY RAMOS – Silvia
ANDERSON DI RIZZI – Márcio
ROSANE GOFMAN – Ellen
PEDRO CARVALHO – Abel
RAINER CADETE – Téo
OSVALDO MIL – Cosme
CYNTHIA SENEK – Edilene
BRUNO BEVAN – Zé Hélio
GLAMOUR GARCIA – Britney (Rarisson)
CAROL GARCIA – Sabrina
RAFAEL QUEIROZ – Rael
DUIO BOTTA – Jardel
SAMIRA LOCHTER – Sueli
BERNARDO DANTAS – Nilson
JARDEL CAMELO – Beto
LUCIANA FERNANDES – Jenifer
BETTO MARQUE – Tonho
BRUNO BARBOZA – Eurico
CHAN SUAN – Naomi
GLÁUCIO GOMES – Nicolas
THIAGO TOMÉ – Adriano
FERNANDO ZILI – André
DANI GUIMARÃES – Lígia
ALICE JARDIM – Sabrina
ALLEXANDRE COLMAN – Rock
ANA BARROSO – Josiane
BERNARDO AMIL – Júnior
DUDA BATISTA – Virgínia
EMÍLIO MOREIRA – Aírton
FERNANDO EIRAS – Padre
FLÁVIO BISNETO – Zé Hélio
GUSTAVO PIASKOSKI – Murilo
ISMAEL CANEPPELE – Murilo
LUIZ EDUARDO TOLEDO – Rael
LUIZ FELIPE MELLO – Ricardo
MANU FERNANDES – Zenaide
MARIA CLARA BALDON – Fabiana
MARIA SILVIA RADOMILLE – Berenice
MARIANO JÚNIOR – Sávio
MIRELLA SABARENSE – Maria da Paz
PATRÍCIA PALHARES – Freira
REGINA SAMPAIO – Madre
THÉO ALMEIDA – Rarisson
VICTOR AGUIAR – Hélcio