“Qualquer maneira de amor vale a pena. Qualquer maneira de amor vale amar”. A lição contida na letra de ‘Paula e Bebeto’, canção de Milton Nascimento que vai embalar a abertura de ‘Malhação – Toda Forma de Amar’, será vivenciada em sua máxima intensidade na nova temporada. Escrita por Emanuel Jacobina, com supervisão artística de Carlos Araujo e direção artística de Adriano Melo, a trama traz histórias de amor que se cruzam, sejam elas sobre casais, pais e filhos, irmãos ou um grupo de amigos.
A história parte da força do amor incondicional e vai mostrar a luta da jovem Rita (Alanis Guillen) em busca da filha, a quem nunca viu. Justo na missa de sétimo dia da morte do pai, Rita descobre que ele levou sua bebê, que ela acreditava ter morrido logo após o parto, para o Rio de Janeiro. Disposta a procurar pela menina, Rita deixa sua cidade natal, Queimados, e se muda para Duque de Caxias, ambas na Baixada Fluminense, onde é acolhida pela amiga de sua falecida mãe, Carla (Mariana Santos), e seus dois filhos, Raíssa (Dora de Assis) e Thiago (Danilo Maia). Pista após pista, a jovem descobre que a criança foi adotada por Lígia (Paloma Duarte) e Joaquim (Joaquim Lopes), que a criam cercada de amor, ao lado do filho já adulto do casal, Filipe (Pedro Novaes). Rita sabe que será difícil, mas fará o que for preciso para ter a guarda da menina.
Paralelamente, a nova temporada mostra a força da amizade, ao contar a relação de um grupo de jovens que testemunha um crime dentro de uma van em Duque de Caxias. Rita está entre eles, acompanhada dos irmãos Raíssa e Thiago e mais três adolescentes que não se conheciam – Jaqueline (Gabz), Guga (Pedro Alves) e Anjinha (Caroline Dallarosa). Diante do impasse entre relatar ou não o que viram à polícia, eles decidem criar um grupo em uma rede social e, a partir daí, tornam-se grandes amigos, capazes de se apoiar mutuamente para lidar com questões como os dilemas da juventude, a violência urbana e o preconceito. “É interessante perceber que, mesmo diante de todas as dificuldades, os jovens brasileiros, em sua maioria, são criativos, divertidos, éticos, solidários, tolerantes e amorosos. É sobre esses jovens e suas manifestações de amor que vamos falar”, conta o autor, Emanuel Jacobina.
Com estreia em 16 de abril, ‘Malhação – Toda Forma de Amar’ terá uma história baseada na convivência entre jovens de realidades tão diferentes quanto a Baixada Fluminense e Ipanema, na zona sul do Rio, com alguns deles já cursando a faculdade. O universo do funk e do rap também será um elemento muito presente na narrativa. “Queremos uma temporada bem pulsante e viva, com jovens de forte personalidade individual e muita cumplicidade entre eles”, conta o supervisor artístico Carlos Araujo. “A trama mostra os jovens inseridos no mundo e nas comunidades em que vivem. Cada um tem a própria história, a sua forma de amar. Pretendemos tocar o coração das pessoas através dos sentimentos vividos pelos personagens”, declara o diretor artístico Adriano Melo.
‘Malhação Toda Forma de Amar’ é escrita por Emanuel Jacobina com Marcio Wilson e Claudio Lisboa, e tem supervisão artística de Carlos Araujo, direção artística de Adriano Melo e direção de Cadu França, Tila Teixeira e Felipe Louzada.