No ar como Feliciano em “O Sétimo Guardião” (de Aguinaldo Silva), o ator Leopoldo Pacheco já está formalmente reservado para a novela “Nos Tempos do Imperador” (de Thereza Falcão e Alessandro Marson), que estreia em março do ano que vem na Rede Globo, sob a direção artística de Vinícius Coimbra.
A sua escalação se torna possível graças à antecipação de “Éramos Seis” (de Ângela Chaves) como sucessora de “Espelho da Vida” (de Elizabeth Jhin) e “Órfãos da Terra” (de Thelma Guedes e Duca Rachid), pois, sem essa inversão, ele não conseguiria emendar “O Sétimo Guardião” com “Nos Tempos do Imperador”.
O elenco da novela “Nos Tempos do Imperador” é formado até o momento pelos atores Andréia Horta, Emílio Dantas, Gabriela Medvedovski, Guilherme Piva, Leopoldo Pacheco, Lúcio Mauro Filho, Mariana Ximenes, Michel Gomes, Selton Mello e Vivianne Pasmanter. A emissora está escalando o restante do time através de convites e testes.
A história gira em torno do imperador Dom Pedro II (Emílio Dantas) e da imperatriz Teresa Cristina (Andréia Horta), que são pressionados pelo deputado Tonico (Selton Mello) para decretar o fim da monarquia e o início da república após a abolição da escravatura, pois os fazendeiros ficam falidos sem mão-de-obra.
Outra personagem de destaque é a dama de companhia Luísa (Mariana Ximenes), que desperta uma crise de ciúme em Teresa Cristina por causa do interesse de Dom Pedro II, que não é correspondido. Depois que tudo se esclarece, Dom Pedro II, Luísa e Teresa Cristina passam a conviver em harmonia.
A protagonista da trama, por sua vez, é a estudante baiana Pilar (Gabriela Medvedovski), que enfrenta a sociedade patriarcal, o machismo e o preconceito para se mudar da Bahia para o Rio de Janeiro, com o intuito de fazer faculdade. Ela se apaixona por um rapaz negro, Samuel (Michel Gomes).