Sucessora de “Orgulho e Paixão” (de Marcos Bernstein), “Espelho da Vida” (de Elizabeth Jhin) e “Filhos da Terra” (de Thelma Guedes e Duca Rachid) na faixa das 18h da Rede Globo, a novela “Nos Tempos do Imperador” (de Thereza Falcão e Alessandro Marson) possui estreia fixada para o dia 01/10/2019.
Com direção geral e direção artística de André Câmara, Bruno Safadi, Guto Arruda Botelho, João Paulo Jabur, Pedro Brenelli e Vinícius Coimbra, a história de gênero de aventura, comédia e drama acompanha a chegada da preceptora baiana Luísa Margarida de Barros Portugal (popularmente conhecida como Condessa de Barral) à corte.
A protagonista feminina da trama, que também possui o título de nobreza de Marquesa de Monferrato, é contratada para trabalhar como dama de companhia da princesa Francisca Carolina Joana Carlota Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga (popularmente conhecida como Francisca de Bragança), arrumando confusão dentro do palácio.
Ela se torna amiga do imperador Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga (popularmente conhecido como Dom Pedro II), porém, a atração sexual dele por ela é percebida pela imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias (popularmente conhecida como Teresa Cristina).
Quando o mal entendido finalmente é desfeito com Dom Pedro II, Francisca consegue convencer Teresa Cristina a aceitar a dama de companhia como nova preceptora das duas filhas do casal, Princesa Isabel do Brasil e Princesa Leopoldina de Bragança, no lugar de Amélia de Leuchtenberg, viúva de Dom Pedro I.
Depois disso, ocorre uma passagem de tempo, que salta a narrativa para o casamento de Isabel e Leopoldina com o francês Conde d’Eu Luís Filipe Maria Fernando Gastão e com o alemão Almirante Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota. Vale lembrar que Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva) reaparecem mais velhos.