Amália (Marina Ruy Barbosa), Selena (Marina Moschen) e Augusto (Marco Nanini) seguem viagem rumo a Montemor. Eles levam consigo em sua carroça Virgílio (Ricardo Pereira) muito ferido, após o duelo com Delano (Jaedson Bahia).
Em um determinado ponto da viagem, o marquês pede para eles pararem o veículo e avisa que não conseguirá chegar ao reino. Ele pede ao rei para ficar a sós com a ruiva. Virgílio percebe que Amália está chorando e faz um pedido.
“A única coisa que eu quero conseguir agora, Amália… é o seu perdão. Eu sei que é difícil para você entender, mas… tudo o que eu fiz… foi por você, Amália”, pede ele.
Amália diz que ele não irá morrer, mas já não tem convicção no que fala.
“Eu acredito em você, Virgílio… Eu… Eu te perdoo”, responde Amália.
Virgílio tenta esboçar um sorriso, grato, e morre em paz. Amália chora, verdadeiramente triste.
19 Jul
Quinta-feira
Afonso dá ordens a Romero sobre Catarina e alerta a rainha sobre seu julgamento. Afonso conta a Tiago que Catarina foi pega em flagrante e pede ao irmão de Amália que retorne ao exército de Montemor. Afonso planeja uma forma de derrotar Otávio. Betânia desconfia de Naná. Glória e Lucrécia brigam por Rodolfo. Enoque chega ao castelo e é socorrido por Brumela e Romero. Afonso avisa a Gregório que precisa encontrar Augusto e Amália antes de Otávio. Diana insinua a Gregório que o filho que Catarina está esperando pode não ser de Afonso. Afonso reencontra Amália e Augusto.
20 Jul
Sexta-feira
Afonso enfrenta Otávio, que acaba fugindo com Aires. Augusto afirma a Afonso que não testemunhará contra Catarina. Catarina fica surpresa ao ver Augusto, que avisa à filha que ela será punida pelos seus crimes. Otávio garante a Aires que não deixará Artena. Otávio pede a Naná e a Glória que deixem seu castelo. Tiago briga com Selena por causa de Ulisses. Brumela comunica a Afonso sua suspeita de que Naná leve informações de Montemor para Lastrilha. Diana promete a Amália que investigará sobre o filho de Catarina. Catarina confronta Augusto.