Na próxima novela das 19h da Rede Globo, “O Tempo Não Para”, que entra no ar a partir do dia 31 de julho, Maria Nicolina (Raphaela Alvitos) é filha de Agustina (Rosi Campos) e Sabino (Edson Celulari), assim como irmã de Maria Marcolina (Juliana Paiva) e Maria Quitéria (Nathalia Rodrigues).
Conhecida por seus amigos e por seus familiares através do apelido diminutivo de Nico, ela é irmã gêmea bivitelina de Maria Quitéria, porém, é mais inquieta e explosiva, enquanto sua irmã é mais reflexiva e tímida. As duas são alfabetizadas em casa pela preceptora Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho).
Sua vida muda radicalmente quando sua família se torna vítima do naufrágio do famoso navio de cruzeiro Albatroz na Patagônia Argentina, no qual também tripulam Bento (Bruno Montaleone), Cairu (Cris Vianna), Cecílio (Maicon Rodrigues), Cesária (Olívia Araújo), Damásia (Aline Dias), Menelau (David Júnior), Sabino (Edson Celulari) e Teófilo (Kiko Mascarenhas).
Congelados no fundo do mar no ano de 1886, Agustina, Bento, Cairu, Cecílio, Cesária, Damásia, Menelau, Maria Marcolina, Maria Nicolina, Maria Quitéria, Miss Celine, Sabino e Teófilo são encontrados vivos na Praia de Guarujá (localizada no litoral do estado de São Paulo) no ano de 2018, por causa do subestimado aquecimento global.
Apesar de ter se recusado a se casar com Bento no ano de 1886, Maria Marcolina se apaixona por Samuel (Nicolas Prattes) no ano de 2018, só que a namorada e sócia dele, Betina (Cleo Pires), se une à Maria Carla (Regiane Alves) e Emílio (João Baldasserini) para afastá-los um do outro.
Escrita pelo autor titular Mário Teixeira, com a colaboração dos roteiristas Bíbi da Pieve e Tarcísio Lara Puiati, a substituta de “Deus Salve O Rei” (de Daniel Adjafre) conta com a direção geral de Adriano Melo, Bruno Martins, Felipe Louzada e Marcelo Travesso, além da direção artística de Leonardo Nogueira.