Roberval (Fabrício Boliveira) foi criado junto à família de Severo Athayde (Odilon Wagner), um milionário do ramo da construção civil, sem saber que era filho legítimo do patriarca. Sua mãe, a empregada Zefa (Claudia Di Moura), teve um caso com o patrão e também gerou Edgar (Caco Ciocler), mas consentiu que ele fosse reconhecido como herdeiro de Severo e sua esposa, a amorosa e delicada Claudine (Cássia Kis), que não podia ter filhos. O segredo vem à tona quando Claudine está em seu leito de morte e decide contar tudo a Roberval.
Gentil e cortês, Roberval trabalha como motorista para a família Athayde e se revolta profundamente quando descobre que passou a vida toda na ala dos empregados enquanto podia ter desfrutado de todo o luxo e conforto. Ele confronta Severo, que não assume a paternidade. Severo é um homem bom, inteligente e carismático, mas pode também ser preconceituoso e desumano. Com a reação do patriarca, Roberval decide ir embora e quer que a mãe o acompanhe, mas ela escolhe continuar servindo a família, o que decepciona ainda mais o motorista.
Na casa onde passou toda a sua vida, Roberval conhece Cacau (Fabíula Nascimento), ajudante de Zefa na cozinha. Ele se apaixona e chega a namorar a moça, que se envolve, mas não consegue resistir à cultura e ao refinamento de Edgar. Magoado com toda a família e também com Cacau, o motorista revela na frente de todos que a empregada está tendo um caso com o filho do patrão, casado com Karen (Maria Luisa Mendonça). Mesmo assim, antes de partir da casa, Roberval propõe casamento a Cacau. Seu amor é capaz de passar por cima do envolvimento dela com Edgar. Mas a moça, embora goste muito dele, nega o pedido.
Roberval passa a trabalhar como operário em uma construção de luxo e lá conhece a poderosa “promoter” de eventos Laureta (Adriana Esteves), que o ajuda a conseguir um bom dinheiro para recomeçar a vida fora do Brasil. A ele fica apenas uma certeza: um dia vai voltar para se vingar de todos que o fizeram sofrer.
Ambientada na Bahia, Segundo Sol é uma novela de João Emanuel Carneiro, com direção artística e geral de Dennis Carvalho e direção geral de Maria de Médicis. Com estreia prevista para maio, a trama vai falar do protagonismo que cada pessoa exerce em relação à sua própria história, e mostrar que todos podem buscar uma nova chance, um segundo sol. A novela conta a saga de Luzia (Giovanna Antonelli), mulher simples e batalhadora que terá sua vida virada do avesso após se apaixonar por Beto Falcão (Emilio Dantas).