Na supersérie “Onde Nascem Os Fortes”, que estreia dia 23 de abril na Rede Globo, Maria (Alice Wegmann) é descrita como uma mulher idealista, impulsiva e sentimental, que pratica Mountain Bike em Recife (Pernambuco) com seu irmão, Nonato (Marco Pigossi), com quem divide um amor incondicional por Cássia (Patrícia Pillar).
No início da trama, Cássia leva Maria e Nonato para fazer uma trilha de aventura em sua cidade natal, Sertão (Paraíba), só que Nonato desaparece misteriosamente após brigar com Pedro, pois flerta com sua amante, Joana (Maeve Jinkings). A partir de então, a vida de Cássia e Maria muda radicalmente.
Enquanto investiga o envolvimento de Pedro no caso de Nonato, Maria sofre ao se apaixonar por seu filho, Hermano (Gabriel Leone), sendo obrigada a entregá-lo de bandeja para Valquíria (Carla Salle), após ser caçada pela polícia por causa do assassinato do seu estuprador. Ela é protegida por Simplício (Lee Taylor).
Como em Sertão “a lei é dos mais fortes”, Cássia não consegue localizar o paradeiro de Maria e Nonato, motivo pelo qual retorna para Recife sem respostas para suas perguntas. Ela volta ao local vinte anos depois, momento a partir do qual passa a ser manipulada por Ramiro (Fábio Assunção).
Enquanto Pedro se acha acima de qualquer suspeita, Ramiro se acha a única autoridade de Sertão, por ser o juiz corrupto mais experiente desta comarca. Isso faz com que o público desconfie que Ramiro seja culpado ao invés de Pedro, principalmente depois que Joana acusa Valquíria de promover espionagem industrial.
Escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, com a colaboração de Cláudia Jovin, Flávio Araújo e Mariana Mesquita, a próxima supersérie das 23h da Rede Globo, “Onde Nascem Os Fortes”, conta com direção geral de Isabella Teixeira, Luísa Lima e Walter Carvalho, além da direção artística de José Luiz Villamarim.