Nos próximos capítulos da novela “Deus Salve O Rei” (de Daniel Adjafre), Afonso (Romulo Estrela) vai defender Amália (Marina Ruy Barbosa) da truculência de um soldado do exército do reino de Artena, que fica devendo o pagamento de um prato de caldo na barraca do comércio.
Por causa da confusão envolvendo o soldado do exército do reino de Artena, Afonso é preso e Amália, desesperada, invade o castelo real para solicitar sua libertação para Augusto (Marco Nanini). O problema é que Catarina (Bruna Marquezine) assume o trono do pai por alguns dias e se recusa a soltá-lo.
“Não sei se é de conhecimento de vossa alteza, mas acabei de saber que Afonso de Montemor foi preso ontem e encontra-se na masmorra do castelo”, informa Demétrio (Tarcísio Filho). “Ah, sim, eu fiquei sabendo. Ele agrediu um de nossos soldados, não foi isso?”, questiona Catarina, sem sequer se importar.
“Aparentemente, sim, mas eu não sei exatamente em quais circunstâncias. De qualquer forma, acho um tanto delicado mantermos em nossa prisão um descendente dos Monferrato”, defende Demétrio. “O que significa isto? Quem é você?”, pergunta Catarina, ao se dar conta da presença de Amália na sala do trono de Augusto.
“Meu nome é Amália, alteza”, responde Amália, com uma reverência. “Mas o que você está fazendo aqui? Amália? Você é a tal mulher. Aquela por quem Afonso abdicou do trono”, deduz Catarina. “Eu vim aqui porque quero saber como ele está”, rebate Amália.
“Ao menos Afonso foi preso em seu lugar. O que demonstra certo cavalheirismo. É o que se espera de um príncipe. Ah, perdão, ele já não é mais um príncipe”, contesta Catarina. “Seu namorado está onde deveria estar: na masmorra. Estou respeitando rigorosamente a vontade de Afonso, uma vez que o estou tratando como um plebeu”, finaliza.