Prepare seus olhos para uma experiência imersiva sem precedentes. O terror nunca foi tão nítido, tão real e tão… brasileiro. A partir desta quinta, dia 23 de outubro, o Globoplay convida a mergulhar em um Goiás pouco visto. Um cenário de milharais infinitos e estradas de terra onde o terror mais visceral e genuinamente brasileiro ganha vida em ‘Reencarne’, série Original. Criada por Amanda Jordão, Elisio Lopes Jr, Flávia Lacerda, Juan Jullian e Igor Verde, a trama mistura suspense e drama existencial, com cenas de horror gráfico, elementos clássicos do terror como fenômenos paranormais e forças ocultas, e um toque de romance e desejo.
“Criamos uma tensão nesse pano de fundo da natureza de Goiás e os personagens estão em convulsão dentro desse espaço. Trouxemos o gênero para um espectro brasileiro, tropical, aproveitando da luz do Centro-Oeste. Diferentemente do clichê do gênero de thriller, aqui estamos usando a luz radical para impactar os personagens e o mundo ao seu redor”, conta o diretor artístico, Bruno Safadi.
Ambientada no berço de grandes artistas da música sertaneja, o Original traz outro diferencial. A trilha sonora é composta por canções como ‘Um Sonhador’, sucesso da dupla Leandro e Leonardo; ‘Ainda Ontem Chorei de Saudade’, na voz de João Mineiro e Marciano; e ‘Boate Azul’, interpretada por Bruno e Marrone. Segundo os autores da trama, a história nasceu ao redor da música sertaneja. “Na metodologia de trabalho, a gente distribuía as cenas, cada um escrevia e depois a gente juntava. Sempre acontecia de um ou outro trazer música para as suas cenas. É algo que demanda bastante tempo de pesquisa, mas que fizemos muito ao longo do processo de escrita. Essas músicas ficavam na gente e as cenas vinham já pautadas no sertanejo”, explica Elísio Lopes.
O autor e diretor Igor Verde ressalta a importância de um instrumento na criação da trilha. “A viola foi o nosso ponto de partida. No horror, a música de tensão geralmente vem carregada de muita corda e distorção. Então, trazer a viola para esse lugar do terror foi um desafio muito grande. É claro que a gente usa como apoio tanto os instrumentos, como as técnicas de trilha do terror, mas quem tiver os ouvidos atentos vai notar que a viola sertaneja sempre está lá fazendo um papel crucial, o que ajuda a dar o toque de um horror brasileiro”, conta.
“Fazemos homenagem a vários elementos clássicos do terror, como forças sobrenaturais, cenas de possessão e atividade paranormal, mas trazemos para um cenário que a gente não está muito habituado a ver esse tipo de história, que é o Centro-Oeste brasileiro. É o que faz com que assistir essa série seja uma experiência única”, conta Juan Julian. Amanda Jordão complementa: “O terror é um gênero popular, mas que aqui no Brasil ainda não foi explorado de uma maneira mainstream, para a grande massa”.
Produção em 8K
Reencarne se destaca, ainda, por ser a primeira série de dramaturgia da Globo a ser produzida integralmente em 8K. Desde a captação do conteúdo até a pós-produção e exibição, todo o processo foi desenvolvido para ofertar uma produção no mais alto padrão de resolução de imagem e tecnologia sonora disponíveis no mercado. A iniciativa proporcionará uma experiência imersiva inédita em todos os episódios do thriller sobrenatural com raízes bem brasileiras.
E o que isso significa para quem vai assistir? Ainda mais resolução na imagem e na captação da cor – um ganho técnico na fotografia da obra que promove uma ambientação ainda mais próxima do que nossos olhos são capazes de captar no cotidiano. A experiência de imersão no thriller será reforçada pelo Dolby Atmos, tecnologia de áudio imersivo; o próprio device (TV ou soundbar) que possui a tecnologia embarcada é capaz de identificar e processar o áudio enviado para ter a melhor definição possível. É a realidade da ficção cada vez mais imersiva.
Integração desde a Pré-Produção
O trabalho integrado e multidisciplinar na captação e pós-produção de Reencarne envolveu uma maior participação do time de tecnologia ativamente desde a pré-produção, atuando lado a lado com a direção da série e com toda a equipe técnica ao longo do projeto. Esse processo resultou em maior agilidade e precisão ao longo das gravações. A esteira de sonorização, por exemplo, passou a ser operada junto com a edição da cena, possibilitando uma maior imersão ao diretor, tendo visibilidade da aplicação dos efeitos sonoros já na fase de captação de imagens. Na fotografia, a colorização também foi feita de forma antecipada ao processo habitual, levando à direção uma visão macro de como nas cenas ficariam em um processo de finalização.
As novidades não param por aí: pela primeira vez uma produção da Globo utiliza câmeras com capacidade de captação em 8K usadas em produções cinematográficas premiadas mundialmente. No total, foram disponibilizadas três câmeras nesse modelo: duas para captação principal e uma de apoio. Além do equipamento inovador, foram necessárias adaptações em toda a cadeia de produção da série pensando em mitigar desafios como espaço de armazenamento de imagens em 8K e a ingestão dos materiais para o trabalho de pós-produção. O resultado é uma experiência completamente disruptiva e com potencial de transformar a experiência dos usuários, além de impulsionar o mercado nacional trazendo o que há de mais moderno e inovador no mundo do entretenimento.
Produzida pelos Estúdios Globo para exibição no Globoplay, a série é criada por Amanda Jordão, Elisio Lopes Jr, Flávia Lacerda, Juan Jullian e Igor Verde. Escrita por Amanda Jordão, Elisio Lopes Jr, Juan Jullian e Igor Verde. Tem direção artística de Bruno Safadi, direção de Noa Bressane e Igor Verde. A produção é de Isabela Bellenzani, produção executiva de Lucas Zardo e direção de gênero dramaturgia de José Luiz Villamarim.
No elenco, grandes nomes como Tais Araújo, Enrique Diaz, Julia Dalavia, Taumaturgo Ferreira, Samantha Jones, Isabél Zuaa, Welket Bungué, Pedro Caetano, Grace Passô e Aretha Sadick.
A temporada do medo está aberta no Globoplay. Além de ‘Reencarne’, o streaming oferece outras opções de séries e filmes para os fãs de terror. A série Original Globoplay ‘Vermelho Sangue’, ‘Evil – Contatos Sobrenaturais’, ‘Origem’, ‘Fallen: Luz e Sombra’, ‘Bates Motel’, ‘A Freira’,’ ‘It: Capítulo Dois’ e a saga ‘Jogos Mortais’ são alguns dos títulos que já integram o catálogo.
