Antônio Calloni vai substituir Fábio Assunção como Coronel Berlamino na próxima novela das 21h da TV Globo, “Renascer” (criada por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi), que vai substituir “Terra e Paixão” (de Walcyr Carrasco) a partir do dia 22 de janeiro, sob a direção artística de Gustavo Fernandez.
Na primeira fase da história – que é ambientada em Ilhéus (Bahia) – Coronel Berlamino é avô de Mariana (Theresa Fonseca) e morre misteriosamente por disputa de terras, fazendo com que toda a família nutra um desejo de vingança contra um suposto assassino, que é apontado como José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira).
José Inocêncio é casado com Maria Santa (Duda Santos), com quem possui três filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Humberto Carrão) e José Venâncio (ator não divulgado). Maria Santa morre durante o parto do quarto filho do casal, João Pedro (Juan Paiva), transferindo a trama para a segunda fase.
Na segunda fase da história, Mariana começa a se aproximar de João Pedro para se vingar de José Inocêncio por causa da morte de Coronel Berlamino, mas choca toda a cidade ao se casar mesmo com o pai, ao invés do filho, causando, intencionalmente, um conflito familiar dentro do lar.
Para dar o troco em José Inocêncio e Mariana, João Pedro anuncia seu casamento com Sandra (atriz não divulgada), filha do novo desafeto da família: Coronel Teodoro (ator não divulgado). Não se sabe se Fábio Assunção, que ia fazer Coronel Berlamino, vai ficar com esse papel.
O elenco da novela “Renascer” é formado até o momento pelos atores Almir Sater, Ana Cecília Costa, Chico Diaz, Dira Paes, Duda Santos, Evaldo Macarrão, Fábio Assunção, Gabriel Sater, Humberto Carrão, Irandhir Santos, Jackson Antunes, Juan Paiva, Júlia Lemos, Juliana Paes, Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido, Renan Monteiro, Sophie Charlotte, Theresa Fonseca e Xamã.