situação dos ‘Confederados’ que deixaram os EUA para o Brasil após a Guerra Civil Americana será o pano de fundo da série dramática Americana, da Disney.
A série de streaming, que é para o Star+ da Disney no Brasil, está sendo filmada em São Paulo com um elenco que inclui o ator Kaiwi Lyman. A produtora CineFilm, de São Paulo, está produzindo a série com roteiro de Maurilio Martins e Manuel Moruzzi. Duas temporadas de seis episódios foram encomendadas antes da data de lançamento em 2024.
Os atores brasileiros Caco Ciocler, André Ramiro, Bruno Gissoni, Larissa Nunes, Zeze Motta, Thalma de Freitas, David Júnior, Maria Luiza Mendonça, Luciano Quirino, Zahy Tentehar, Lucila Gandolfo, Diego lleske, Arthur Garbe e Ditte Marie le-Fèvre também fazem parte do elenco.
A série se passa em Americana, município do estado de São Paulo, no final do século XIX e acompanha os confederados que trocaram os Estados Unidos pelo Brasil após perderem a Guerra Civil Americana. A história acompanha um policial e sua escrava, que também é detetive, na descoberta da verdade sobre os assassinatos ocorridos na cidade. Cerca de 20.000 súditos confederados deixaram a América para emigrar para o Brasil no século XIX.
O Brasil é atualmente uma espécie de foco de produção, com São Paulo, Rio de Janeiro e outras grandes cidades e regiões buscando atrair investimentos estrangeiros e ampliar projetos locais. A Spcine, a comissão de cinema de São Paulo, esteve em Cannes na semana passada a promover o seu programa multimilionário de descontos na produção, que agora se dirige a projectos internacionais. O governo do Brasil também planeja investir centenas de milhões no setor audiovisual para dar uma injeção de ânimo e torná-lo o principal local de produção na América Latina.