CAPÍTULO 004: QUINTA-FEIRA: 27/10/2022: Quem ganha o cravo escolhe os vinhos, as iguarias, os aposentos e a companhia – informa Queirós. Menos uma, Ester, que só acolhe alguém em seu quarto por prazer. Para levar o café,. Abelardo precisa passar por caminho árduo; uma explosão e uma ponte derrubada coloca a tropa de mulas num impasse. Fazendo um esforço enorme, Abelardo e seu fiel cavalo Corisco conseguem embarcar o café no horário. Higino toma satisfações com Abelardo, que quebrou o portão e passou pela sua fazenda. Propõe um duelo e o herdeiro dos Sobral. Após tentar conversar com ela sem sucesso, Inácio presencia uma briga entre Ester e Ernesto, tenta interferir, mas a cortesã o repele. Depois, reencontra-a numa festa nos jardins da casa de Queiroz.
CAPÍTULO 005: SEXTA-FEIRA: 28/10/2022: Inácio tenta mais uma vez se aproximar de Ester. Helena pede que Abelardo não participe do duelo; ele pede como prova de amor maternal que ela não conte a ninguém. Para proteger o filho, se encontra com Higino. Alice e Bárbara arrumam a casa nova. Ester procura Inácio e ele convida-a para sair, completamente apaixonado. Sobral aparece no momento do duelo e quer assumir a briga; Abelardo não concorda. Na luta, mostra-se destemido, mas perde o duelo e, enfurecido por uma provocação de Higino dá-lhe uma surra com o florete. Um escravo de Higino, a mando dele, atira em Abelardo.
CAPÍTULO 006: SÁBADO: 29/10/2022: Higino, para fingir-se inocente, mata o escravo. Sobral ampara e socorre o filho. Idalina propõe ajudar Alice na decoração da casa, desde que o genro não saiba. Bartolomeu, indignado com a morte do escravo, escreve artigo abolicionista. O médico, Xavier, garante que Abelardo escapa com vida, mas vai precisar conviver com uma bala encravada no osso. Sobral jura que Higino vai pagar pelos dois crimes. Inácio faz um piquenique com Ester, sem medo de ser visto com uma cocote. Sobral permite que Helena escreva para Inácio, mas queima a carta antes de enviá-la. O artigo de Bartolomeu causa furor na cidade. Inácio e Ester vão a um concerto em pleno Passeio Público. Abelardo é levado numa maca para tomar sol e ver o seu cavalo Corisco.