CAPÍTULO 130: SEXTA-FEIRA: 30/09/2022: Belchior acusa Francisco. Cel. Sebastião pede perdão à Rosa e a deixa cuidando de sua fazenda. Começa o julgamento de Álvaro. Estela visita Branca no manicômio. André e Tomásia começam a dar seus depoimentos. Belchior senta na cadeira das testemunhas onde jura dizer a verdade por gostar muito de Isaura. Malvina cochicha com seu pai, Francisco fica inquieto e Rosa nervosa. Belchior acusa Francisco. Serafina acha suas jóias nas roupas Francisco. Álvaro é absolvido. Gabriel volta a andar. Álvaro e Isaura se casam. Bernardo leva dona Evangelina para reencontrar sua filha Moleca. Belchior conhece a criada Camélia. Os dois se beijam. Cel. Sebastião e família seguem viagem. André decide voltar para o quilombo. Sebastião diz a Geraldo que Francisco foi condenado a pena de morte. Tomásia e Miguel comemoram a adoção de filhos. Nasce a filha de Helena. O quilombo festeja a liberdade. É decretada a abolição da escravatura trinta e três anos depois. Alvaro e Isaura ficam juntos por mais de 60 anos.
CAPÍTULO 131: SEGUNDA-FEIRA: 03/10/2022: Comandante dá ordem de prisão à Branca. Tomásia diz a Isaura que Álvaro assumiu a culpa pelo assassinato para poder salvá-la.Isaura conta a seu pai que antes de receber a comida envenenada Branca esteve na prisão. Malvina, Aurora e Helena trocam confidências. Geraldo sugere que Branca fuja para longe, caso contrário será presa. Cel. Sebastião tem pressa com o casamento de Helena. Rosa avisa André que o quilombo será atacado.Malvina chama Geraldo para sua alcova. Comandante decide ir até o quilombo. Francisco é solto. Diogo diz que Isaura está curada. Henrique fica sabendo do ataque ao quilombo. Após uma noite de amor, Geraldo pede Malvina em casamento. Tomásia e Miguel pedem perdão para Álvaro. Comandante dá ordem de prisão à Branca. Rosa acorda Belchior para conversar. Bernardo e os quilombolas se armam para defender o quilombo. Morre o Sargento Aloísio. Belchior diz a Rosa que Álvaro não será condenado se ele ou a Rosa falarem a verdade para o juiz.
CAPÍTULO 132: TERÇA-FEIRA: 04/10/2022: Francisco encontra Belchior e ameça matá-lo. Rosa promete fazer um escândalo no casamento de Sebastião. Tomásia e Miguel falam em adotar filhos. Gabriel consegue andar com muletas. As noivas provam seus vestidos de casamento. Branca tem uma crise de demência na frente do comandante. Estela conta a Perpétua que o filho que Branca espera é de Leôncio. O Comandante diz que Álvaro será condenado à morte. Malvina conta a Sebastião que Geraldo a pediu em casamento. Isaura visita Álvaro na cadeia. Gabriel convida Perpétua para o casamento. Gioconda, nervosa, diz que não vai se casar. Joaquina pergunta a Belchior quem matou Leôncio. Francisco chega na fazenda em busca de Belchior. Rosa discute com Sebastião. Francisco ameaça Joaquina. Perpétua conta a Álvaro que Gabriel quer pedi-la em casamento. Serafina, Flor-de-Lis e Margarida vão ao casamento. Francisco encontra Belchior e ameça matá-lo.
CAPÍTULO 133: QUARTA-FEIRA: 05/10/2022: Sebastião vende Rosa para Isaura. O Comandante encontra Belchior. Rosalvo sai em busca de Francisco. Malvina recepciona os convidados do casamento. O Comandante pressiona Belchior para que ele diga quem matou Leôncio. Rosa chega ao casamento e enfrenta Sebastião. Gioconda está indecisa com seu casamento. Sebastião fica com medo se Gioconda desistir do casamento. Começam os casamentos. Belchior é preso. Álvaro pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Belchior chora. André, João e Joaquina vão a festa de casamento avisar Isaura que Belchior foi preso. Rosa cumprimenta Sebastião e Gioconda, mas volta a ameaçar fazer um escândalo. Rosa insulta Isaura. Rosa pega o buquê de Helena e começa o escândalo. Sebastião vende Rosa para Isaura. Isaura dá a carta alforria para Rosa. Isaura vai a cadeia e pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Isaura tenta convencer Belchior a lhe contar sobre o verdadeiro assassino. Geraldo conta a Malvina que Branca está grávida de Leôncio. Isaura entrega a carta de alforria para Rosa. O juiz ordena a prisão de Belchior até o dia do julgamento. Álvaro entrega seu testamento para Perpétua. Miguel leva aos braços de Tomásia seu filho.
CAPÍTULO 134: QUINTA-FEIRA: 06/10/2022: Belchior acusa Francisco. Cel. Sebastião pede perdão à Rosa e a deixa cuidando de sua fazenda. Começa o julgamento de Álvaro.Estela visita Branca no manicômio. André e Tomásia começam a dar seus depoimentos. Belchior senta na cadeira das testemunhas onde jura dizer a verdade por gostar muito de Isaura. Malvina cochicha com seu pai, Francisco fica inquieto e Rosa nervosa. Belchior acusa Francisco. Serafina acha suas jóias nas roupas Francisco. Álvaro é absolvido. Gabriel volta a andar. Álvaro e Isaura se casam. Bernardo leva dona Evangelina para reencontrar sua filha Moleca. Belchior conhece a criada Camélia. Os dois se beijam. Cel. Sebastião e família seguem viagem. André decide voltar para o quilombo. Sebastião diz a Geraldo que Francisco foi condenado a pena de morte. Tomásia e Miguel comemoram a adoção de filhos. Nasce a filha de Helena. O quilombo festeja a liberdade. É decretada a abolição da escravatura trinta e três anos depois. Alvaro e Isaura ficam juntos por mais de 60 anos.
CAPÍTULO 135: SEXTA-FEIRA: 07/10/2022: Belchior acusa Francisco. Cel. Sebastião pede perdão à Rosa e a deixa cuidando de sua fazenda. Começa o julgamento de Álvaro.Estela visita Branca no manicômio. André e Tomásia começam a dar seus depoimentos. Belchior senta na cadeira das testemunhas onde jura dizer a verdade por gostar muito de Isaura. Malvina cochicha com seu pai, Francisco fica inquieto e Rosa nervosa. Belchior acusa Francisco. Serafina acha suas jóias nas roupas Francisco. Álvaro é absolvido. Gabriel volta a andar. Álvaro e Isaura se casam. Bernardo leva dona Evangelina para reencontrar sua filha Moleca. Belchior conhece a criada Camélia. Os dois se beijam. Cel. Sebastião e família seguem viagem. André decide voltar para o quilombo. Sebastião diz a Geraldo que Francisco foi condenado a pena de morte. Tomásia e Miguel comemoram a adoção de filhos. Nasce a filha de Helena. O quilombo festeja a liberdade. É decretada a abolição da escravatura trinta e três anos depois. Alvaro e Isaura ficam juntos por mais de 60 anos.