A história dos dois maiores empresários de ‘Travessia’ tem início bem antes de onde eles estão quando a trama começa. No passado, quando o pai de Guerra (Humberto Martins) deixou como herança para o filho a construtora que leva o sobrenome da família, foi junto com Moretti (Rodrigo Lombardi), seu melhor amigo e sócio, que o herdeiro conseguiu dar ao empreendimento ares de um grande negócio. Os dois formavam uma dupla e tanto e pareciam ter à frente apenas o sucesso. Mas, a chegada de mais um elemento nessa relação de parceria estremece a cumplicidade de anos. O imponente Guerra conhece Débora (Grazi Massafera), uma mulher exuberante, que arrebata seu coração. Ela tem uma origem bem diferente da dele, mas acostuma-se facilmente às mordomias que o novo namorado e, depois noivo, é capaz de proporcionar. Débora é consciente do próprio charme e não se importa de usá-lo a seu favor, mas comete um erro crucial: escolhe se envolver com Moretti. As coisas evoluem rápido entre os dois e o caso se torna ainda mais difícil de administrar quando ela descobre que está grávida, e o pai da criança não é Guerra.
A traição vem à tona, Guerra fica furioso. Nessa hora entra em jogo uma peça fundamental na vida do empresário e da construtora: Cidália (Cássia Kis). Assessora e sua pessoa de confiança, ela sonha em se tornar sócia da empresa na qual trabalha desde que foi fundada. Por isso, tem motivos de sobra para querer manter o império de pé e encontrar uma solução para a explosão eminente entre Guerra e Moretti. E o caminho encontrado é um acordo para que Moretti suma de vista. Contrariado, mas sem saída – e sem saber que tem uma filha prestes a nascer –, ele se muda para Portugal, onde passa a se dedicar ao remodelamento de prédios antigos.
Débora também não tem tempo de resolver seu lado na situação. Guerra pede que a funcionária de sua casa, Dina (Renata Tobelem), reúna em sacolas todos os pertences da ex-noiva e coloque na rua o mais rápido possível. Já posta para fora, Débora sofre um grave acidente de carro nos últimos meses de gestação e morre logo depois de conseguir dar à luz Chiara (Jade Picon). Quem é chamado na maternidade quando tudo acontece é Guerra, que não resiste aos encantos da bebê indefesa e resolve registrá-la, mesmo sabendo que não é sua filha. Ele guarda este segredo a sete chaves.
Chiara cresce sendo mimada pelo pai, que tem nela a única memória do passado que traz alegrias. Já na construtora, o principal objetivo do empresário passa a ser o de vencer a licitação de venda de um dos casarões históricos de São Luís, no Maranhão, e construir no lugar um moderno shopping center. É sua chance de mostrar que alcançou o auge do sucesso sem precisar da sociedade de Moretti. Ele só não sabe que do outro lado do mundo, em Portugal, o rival acompanha seus passos e pretende colocar seus planos a perder. Moretti convoca o amigo e hacker Oto (Romulo Estrela) para descobrir o valor do lance dado por Guerra na licitação para, então, cobrir a oferta.
E Moretti não é o único que pode atrapalhar o projeto da construtora. Ari (Chay Suede), empenhado na preservação do patrimônio histórico do Maranhão, aproveita um convite de hospedagem de Gil (Rafael Losso) – amigo que fez na internet graças ao fascínio do carioca pelos azulejos maranhenses – para ir ao Rio de Janeiro reunir provas contra Guerra. Já em solo fluminense, ele descobre que Gil namora Talita (Dandara Mariana), que acaba de conquistar um emprego na construtora. Talita é uma mulher inteligente e antenada, que cativa Guerra com seu tino para os negócios e ideias inovadoras, por isso vira uma peça importante para a empresa. E torna-se estratégica também para Ari, já que por meio dela o maranhense conhece Chiara e, consequentemente, se aproxima mais rapidamente de Guerra.
Chiara não entende bem as intenções do recém-chegado, pega implicância e jura para a melhor amiga, Julia (Nathália Falcão), que não vê graça nenhuma em Ari. Mas, a aparente recíproca do arquiteto no que diz respeito a desinteresse é justamente o que chama sua atenção. Acostumada a ter tudo o que quer, encontrar alguém que não lhe dá bola é quase uma provocação, e Chiara não pretende sair dela vencida.
Também imersa neste emaranhado está Lídia (Bel Kutner), a secretária de Guerra na construtora. Sempre prestativa e zelando pelo próprio emprego em meio a tantas turbulências, ela não mede esforços para manter tudo em ordem para o chefe rigoroso, e para equilibrar os pratinhos das muitas ordens vindas dele e de Cidália. Isto quando não tem por ali Chiara acrescentando perguntas e mais desmandos. Quando Talita começa na empresa, Lídia encontra uma amiga – ou, pelo menos, alguém com quem pode desabafar a loucura de seu dia a dia.
‘Travessia’ é criada e escrita por Gloria Perez, com direção artística de Mauro Mendonça Filho, direção de Walter Carvalho, Andre Barros, Mariana Richard e Caio Campos. A produção é de Claudio Dager e Tatiana Poggi; e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.