Tadeu (José Loreto) sentiu muito as últimas mudanças que ocorreram no Pantanal. Primeiro, com a chegada do meio-irmão, Jove (Jesuíta Barbosa), que não sabe do laço entre eles e, rapidamente, tomou conta da atenção do pai, José Lêoncio (Marcos Palmeira), que, na frente de todos, pede para que o peão o chame de padrinho.
Além disso, logo após conhecer Guta (Julia Dalavia), se apaixonou à primeira vista, mas entubou o sentimento, pois a moça foi logo se envolver com… Jove! Agora, com o rapaz de volta ao Rio de Janeiro e na companhia da nova amada, Juma (Alanis Guillen), Tadeu talvez tenha uma chance.
E será exatamente o interesse dele por Guta que vai desencadear a descoberta de todos sobre a paternidade do peão. Como? A gente explica.
Durante uma noite ao luar e à fogueira, enquanto todos escutam uma moda, Tibério (Murilo Benício) irá se precipitar e vai falar sobre os negócios de hotelaria que pretende fazer com Zé Lêoncio, mesmo sem o fazendeiro ter concorda completamente com a proposta.
A ideia de turistas e estrangeiros no Pantanal desagrada a todos. É Guta quem explica a proposta de converter parte do lucro gerado em meios de preservação ambiental.
“Nesse caso se for preciso eu visto até terno e gravata!”, emenda Tadeu.
“Ocê diz isso só porque tá apaixonado por ela”, grita Levi (Leandro Lima), na frente de todos.
Com a arrogância e machismo de sempre, Tenório faz questão de humilhar o rapaz e se referir à filha como se fosse uma propriedade.
“Pois fique todo mundo sabendo que filha minha não é pro bico de nenhum peãozinho de merda!”, fala Tenório.
É neste momento que José Lêoncio se impõe e assume a paternidade do filho que tem com Filó (Dira Paes).
“E fique o senhor sabendo que esse peãozinho de merda em questão é o meu filho… É. E o único filho que tenho! E herdeiro de tudo que é meu!”, revela o fazendeiro, chocando a todos.
Não perca as novidades de Pantanal!