Em cenas que vão ao ar a partir do capítulo desta quarta-feira (27), José Leôncio (Marcos Palmeira) vai seguir firme nas buscas por Jove (Jesuíta Barbosa) após descobrir que o filho está vivo. Tibério (Guito), que contou a notícia a Tadeu (José Loreto), não revelou o paradeiro do rapaz, apenas disse que ele foi picado por uma cobra e salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado). Ainda no capítulo de hoje, Zé Leôncio recebe em sua casa Guta (Julia Dalavia) e Tenório (Murilo Benício) e conta a eles a notícia. O vizinho, sempre com segundas intenções, não perde a oportunidade e comenta que Guta e Jove estavam praticamente namorando quando ele sumiu. Zé Leôncio diz aos dois que, embora saiba que o filho está vivo, não sabe onde ele está, e quer ir atrás dos dois – do filho e do Velho – para tirar essa história a limpo.
Guta, por sua vez, não espera de braços cruzados. Apaixonada, ela segue com suas buscas ao lado de Alcides (Juliano Cazarré), que não gosta nada da situação, já que está interessado por ela. E não é o único. Tadeu (José Loreto) é alertado por sua mãe, Filó (Dira Paes), sobre o interesse da moça por Jove e pede que o filho a esqueça. Ela diz que Guta não vai sossegar enquanto não encontrar Jove porque está apaixonada por ele. E ela tem razão. Quem encontra o rapaz é Guta, que o leva de volta para a fazenda de José Leôncio.
Ao se encontrarem, Jove pede perdão ao pai pelo contratempo. Zé Leôncio diz que só não desculparia se o filho tivesse morrido, pois não aguentaria carregar o peso de sua morte nas costas. Logo em seguida, diz que o filho quase o matou de tanta aflição e, emocionado, lhe pede um abraço. Surpreso, e profundamente emocionado, Jove o abraça. E os dois ficam presos nesse momento, uma vez que as palavras que foram ditas só fizeram os afastar.
No Rio de Janeiro, Madeleine (Karine Teles), Irma (Camila Morgado) e Mariana (Selma Egrei) não seguram a emoção ao receberem a notícia de que Jove está vivo. Quando retorna à fazenda, ele liga para elas com a ajuda de Ari (Claudio Galvan), pelo rádio. Após saber que o filho não morreu, Madeleine procura Nayara (Victoria Rossetti) para se desculpar pelos desaforos que falou para a menina desde que se conheceram. E diz que, como Jove pretende voltar para o Rio de Janeiro, e se eles têm o intuito de ficar juntos, é melhor que as duas sejam amigas.
‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.