A trajetória de Bárbara Colen no cinema tem sido de muito reconhecimento profissional. Com trabalhos renomados no currículo, como Aquarius e Bacurau, a atriz se prepara para viver o seu primeiro papel em uma novela. Em breve, ela vai fazer a sua grande estreia em Quanto Mais Vida Melhor, a nova trama das 7.
Com elogios recebidos da crítica e com vários holofotes voltados para si, Bárbara acabou chamando a atenção de Allan Fiterman, diretor da novela escrita por Mauro Wilson. A partir daí, ela estava a um passo de integrar o elenco da nova comédia romântica.
“Quem entrou primeiro em contato comigo foi o Gui Gobbi (produtor de elenco). Ele disse que o Allan Fiterman tinha me visto em outros trabalhos no cinema, e queria muito fazer um teste comigo. Então, marcamos uma reunião remota e desde o primeiro momento já se estabeleceu uma relação muito boa com o Allan. Logo depois, veio o convite”, contou Bárbara.
Nesse novo desafio, Bárbara vai contracenar com atores experientes da TV, como Tato Gabus Mendes e Ana Lucia Torre. A atriz confessou que ficou nervosa no início das gravações, mas afirmou que logo relaxou ao lado dos parceiros de cena:
“Ah! Eu, às vezes, fico perplexa com a sorte que tive de estar ao lado de atores tão incríveis em uma primeira novela. E digo isso não só porque são atores geniais, mas também porque são pessoas muito queridas e generosas. No início, deu um frio enorme na barriga. Mas na primeira vez que estivemos juntos no set já senti que seria muito feliz ali.”
Quem também contracena com Bárbara é Mateus Solano, que tem fama de alegrar as gravações com seu jeito alto-astral. Bárbara assinou embaixo e contou um pouco sobre a experiência de trabalhar com o ator:
“Fico brincando com Mateus que ele é um solzinho no set. Muito divertido, descomplicado, mas ao mesmo tempo extremamente profissional e dedicado. O clima das gravações está muito gostoso. E, quando a gente trabalha em uma atmosfera assim, tudo flui, a criatividade expande, as cenas vão ficando melhores. Eu sou uma grande defensora da alegria para se fazer boas cenas.
Antes de marcar presença nos Estúdios Globo, Bárbara estava habituada com as filmagens de longas. Em Bacurau, por exemplo, ela deu vida a Teresa, uma personagem que tinha bastante relevância na aclamada obra. Atualmente, mergulhando de cabeça nas gravações de Quanto Mais Vida Melhor, a atriz consegue analisar com propriedade as diferenças entre os trabalhos para o cinema e para a TV:
“Para mim, a mais impactante realmente é a velocidade e o ritmo de trabalho a televisão. É um volume grande de cenas por dia, e, no início, sentia que estava correndo uma maratona. Mas, quanto ao trabalho em si, acho que a diferença não é tão grande, na essência é sempre o ofício da atuação.”
Além de Bacurau, Bárbara também chamou a atenção com sua atuação em outro filme premiado: Aquarius. A atriz elegeu a obra como sendo uma das mais desafiadoras da sua profissão. Um dos motivos envolve o nome de Sonia Braga, protagonista dessa história, que interpretou o mesmo papel que Bárbara durante a fase mais madura.
“Acho que a situação em que me senti mais desafiada foi quando Kleber Mendonça me chamou para fazer Aquarius. Eu tinha acabado de sair do meu emprego público, não tinha feito nenhum longa metragem até então, estava ainda no processo de entender o que seria ser atriz. E, aí, veio o convite de fazer a personagem mais jovem da Sonia Braga, com o Kleber, em um set super grande… E, no final, foi uma experiência deliciosa, mas tive bastante medo antes de começar.”
Quem vê tantos sucessos na bagagem de Bárbara não imagina que ela já teve medo de levar a profissão adiante. Mas para a sorte do público, a atriz acreditou no seu talento e apostou no ofício:
“Eu sempre quis ser atriz. Não me imaginava sendo outra coisa, desde muito pequena. Mas tinha muitos medos, não sabia se seria possível me sustentar como atriz, e isso retardou o processo de me dedicar exclusivamente à profissão. Mas acho que, quando a gente nasce com essa determinação interna, é difícil escapar.”
Bárbara Colen conta que está andando mais de bicicleta por influência de Mateus Solano — Foto: Reprodução/Instagram
Além da paixão pelo mundo das artes, Bárbara mantém outros amores. No dia a dia, a atriz aproveita o tempo livre para colocar em prática algumas dessas atividades que mais gosta de fazer:
“Eu gosto de ler, ir no cinema, ver filme, cozinhar. Agora, com influência do Mateus (Solano), estou aprendendo que gosto de andar de bicicleta também! Eu gosto de coisas muito simples na verdade.”
E é durante esse tempo ocioso que Bárbara aproveita para fazer algo que lhe agrada muito: observar pessoas. Amante do comportamento humano, a atriz falou sobre esse interesse e fez uma autoavaliação bastante calorosa:
“Acho que sou uma pessoa apaixonada pelo trabalho e muito interessada por gente. Adoro observar pessoas, pensar nas relações, ver as vidas dos outros. O ser humano me fascina. E felizmente isso tem tudo a ver com ser atriz. E acho que me esforço sempre para ser uma pessoa gentil e me alegro quando consigo isso. Gosto de ver as pessoas felizes ao meu lado.”