A atriz, autora e diretora teatral brasileira Thalita Carauta é a entrevistada do “Sexta Black” que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, às 20h, no Youtube da GNT.
Comandado pela publicitária, escritora, apresentadora e mestra em Relações Étnico-Raciais, Luana Génot, o segundo episódio da nova temporada da atração debate a hiperssexualização dos corpos negros. “A gente ouve expressões como ‘mulata tipo exportação’ e ‘negão gato’ como uma forma de elogio mas elas trazem consigo todo um peso que faz com que negros e negras não sejam vistos como corpos amáveis“, explica Luana.
Durante o programa, além de falar sobre o tema e como a mídia ajuda a reforçar estereótipos, Thalita, que atualmente está em um relacionamento com a também atriz Tamirys Ohanna, comenta sobre a importância de representatividade e de tornar pública a sua orientação sexual: “Lembro que uma vez eu estava em uma reunião de um grupo de teatro na Lapa, e as pessoas estavam falando sobre os grupos que sofriam mais violência, falando de mulheres, negros, sapatão… e eu falei ‘caramba, eu sou tudo isso’. É tudo um pacote eu não consigo desvencilhar uma coisa da outra, é um combo que chega“, falou a convidada, durante a entrevista.
O segundo episódio de “Sexta Black” vai ao ar no dia 20 de agosto às 20h no canal do Youtube da GNT.
Sobre o #SextaBlack
Criado e comandado pela publicitária, escritora, apresentadora e mestra em Relações Étnico-Raciais, Luana Génot. O programa #SextaBlack nasceu do objetivo de fazer com que mais pessoas brancas, pretas, amarelas, pardas ou indígenas dialoguem e reflitam sobre temas como cor, raça, trajetória, pertencimentos afim de criar, juntos, uma sociedade antirracista na prática. Exibido no canal do YouTube da GNT, o programa teve sua primeira temporada vinculada entre novembro de dezembro de 2020 com cinco episódios que contaram com a participação de personalidades e especialistas como Hélio de La Peña, Kaê Guajajara e Lian Thai. Com direção e co-criação de Shirlene Paixão e Jorge Espírito Santo, o programa também reforça a diversidade, tanto à frente, quanto por trás das câmeras e já está com a segunda e a terceira temporada confirmadas. Assista em Youtube.com/canalGNT
Sobre Luana Génot
Fundadora e Diretora Executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que impulsiona práticas antirracistas no mundo corporativo e na sociedade, Luana Génot é mãe da Alice, publicitária e mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ. Autora do livro “Sim à Igualdade Racial – Raça e Mercado de Trabalho”, que foi finalista do Prêmio Jabuti 2020. Já foi voluntária na campanha de Barack Obama e tem treinado executivos no Brasil, Estados Unidos, México, França, entre outros. Para acompanhar o trabalho de Luana Génot, o instagram é @luanagenot