Após a saída de Edna Palatnik, Mônica Albuquerque e Sílvio de Abreu do Núcleo de Desenvolvimento Artístico e do Núcleo de Dramaturgia da TV Globo, a ordem de José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington é que todos os projetos aprovados e reprovados na gestão anterior sejam reavaliados com maior clareza.
Desta forma, aproveitando o adiamento por tempo indeterminado causado pela pandemia do coronavírus e a dispensa do elenco, “Malhação – Transformação” (de Priscila Steinman) vai passar por ajustes e só vai voltar ao ar em meados de janeiro de 2023, o que vai demandar a reprise de outra temporada da novelinha teen.
Com Guilherme Berenguer, João Velho, Juliana Didone e Marjorie Estiano, “Malhação 2004” (de Ricardo Hofstetter) ainda é a temporada favorita para substituir “Malhação – Sonhos” (de Rosane Svartman e Paulo Halm), mas a qualidade analógica é um problema para outros executivos do canal, que agora podem medir receptividade do público no Globoplay.
Alternativamente, “Malhação – Intensa Como a Vida” (de Rosane Svartman e Glória Barreto) e “Malhação – Seu Lugar no Mundo” (de Emanuel Jacobina) são dois títulos concorrentes, porém, com qualidade digital, que estão em discussão. Vale lembrar que esta reprise irá acontecer em janeiro de 2022.e será anunciada formalmente ainda neste ano.
Malhação 2004
Beatriz é casada com Marcelo Henrique, um famoso advogado, e vive um casamento cheio de conflitos, pois o marido só tem tempo para o trabalho, o que a leva a questionar se valeu a pena abandonar a carreira de atriz para seguir o marido. Eles são pais de Gustavo, sempre metido em confusões, e dos gêmeos Diogo e Camila, que vivem brigando pelo fato dele ser mais velho que ela um minuto.
Lúcia é inspetora do colégio Múltipla Escolha, casada com o gari José e mãe de Letícia e Cadu. Letícia é uma jovem alto astral, muito diferente do irmão Cadu, que chega a ignorar os pais na frente dos amigos pelo fato deles serem de origem humilde. Cadu faz amizade com pessoas que não são do seu nível social, entre eles Gustavo, Catraca e Natasha, que formam o conjunto musical Vagabanda.
Como Gustavo apronta muitas confusões, Cadu passa a gostar e curtir o novo amigo e, juntos, se metem em uma verdadeira enrascada: invadem o estaleiro municipal e jogam um rapaz de cima do dique, o que gera uma discussão sobre idade penal, incrementada pelo fato de Gustavo ser rico, filho de um advogado, e Cadu, pobre, filho de um gari.
Na galera do Múltiplo Escolha entram Rafa, o novo companheiro de quarto do Cabeção; Vivi, uma garota vinda da Suíça que desperta interesse em Cadu; além de TDB – Tudo de Bom -, apelidado assim por Miyuki, Bel e Aline. E os novos professores Sabrina, Oscar e Cláudia – que formam um triângulo amoroso – e Beth, professora de Inglês.
Malhação – Intensa Como a Vida
Duas melhores amigas, Lia (Alice Wegmann) e Ju (Agatha Moreira), se apaixonam pelo mesmo rapaz, Dinho (Guilherme Prattes). Ainda assim, elas farão de tudo para preservar a amizade. Os três são vizinhos e estudam no Colégio Quadrante, onde alguns alunos transitam entre o bem e o mal, como Orelha (David Lucas), um rapaz que mantém um diário virtual em vídeo, relatando o dia a dia do colégio e criando intrigas e fofocas sobre seus colegas; e Fatinha (Juliana Paiva), garota que chama a atenção dos rapazes por seu charme e se aproveita disso para ganhar popularidade e conseguir benefícios.
Outro ambiente popular e point de encontro da galera é o Misturama, lanchonete comandada por Nando (Léo Jaime). Ele é um famoso roqueiro da década de oitenta que, ao se descobrir doente, tem de mudar radicalmente seu estilo de vida desregrado por um bem mais light. Nando está sempre às voltas com Tizinha (Vanessa Lóes), sua ex-mulher; Bárbara (Maria Paula), a atual namorada; e Marcela (Danielle Winits), sua vizinha e desafeto. Há ainda Mário (Eduardo Galvão) e Alice (Carla Marins), pais de Dinho – separados, eles recomeçam um namoro escondido por medo da reação do filho.
Malhação – Seu Lugar no Mundo
As escolas públicas Leal Brazil e Dom Fernão, localizadas no subúrbio, são separadas por diferenças capazes de definir o futuro de seus alunos. Enquanto a Leal Brazil é renomada, com amplos recursos financeiros, e os alunos são vistos como a elite, a Dom Fernão dispõe de pouco investimento e apoio. As diferenças entre os colégios são históricas e se refletem em uma rixa entre os alunos. Depois de anos no Dom Fernão, Luciana (Marina Moschen) e Luan (Vitor Novello) conseguiram entrar para o Leal Brazil. Uma aproximação entre os mundos distintos das duas escolas, improvável, mas não impossível.
Luciana orgulha-se dos pais, o garçom Jorge (Eduardo Galvão) e a professora Sueli (Inez Viana), e mantem os laços com os antigos amigos. O namorado Luan tem vergonha de sua origem e faz o possível para escondê-la dos novos colegas do Leal Brazil, tentando inclusive esbanjar dinheiro que não tem. Criado com adoração pela mãe, Vanda (Solange Couto), é protegido das enrascadas que se envolve pelo irmão mais velho, Uódson (Lucas Lucco), um rapaz atrapalhado e de bom coração. Uódson trabalha em um hostel, onde conheceu Ciça (Julia Konrad) e se apaixonou por ela. A cantora não liga para ele e o trata até com rispidez.
Ciça perdeu o namorado João (João Vithor Oliveira) recentemente, morto em um acidente, o que a fez se aproximar do irmão dele, Rodrigo (Nicolas Prattes). Longe da família e sozinha, ela vê em Rodrigo um ombro amigo enquanto tenta retomar a carreira musical. Rodrigo precisa aprender a lidar com a perda do irmão. A tragédia e a culpa fizeram despertar seu lado rebelde e questionador. Especialmente perante o pai, Miguel (Marcelo Airoldi), que sequer fala sobre a perda do filho. Rodrigo, agora, o confronta e os dois discutem com frequência. Miguel se surpreende, mas reage com o autoritarismo que lhe é característico.
Luciana e Rodrigo são jovens de personalidades fortes que defendem suas opiniões com unhas e dentes. Eles se encontram em lados opostos de vários debates que vão fervilhar pelo colégio Leal Brazil. Apesar de muitas opiniões contrárias, cada vez mais Luciana e Rodrigo vão se descobrir atraídos um pelo outro. Alina (Pamela Tomé), que a esta altura já foi dispensada por Rodrigo, não deixa a situação por menos e aproveita para fazer ciúmes no casal com Luan. Afinal, ela já percebeu que o rapaz está mais ansioso por novas amizades do que por manter o relacionamento com Luciana intacto.