O universo da violência online é o gancho para a série do GNT, ‘Vítimas Digitais’, que já pode ser maratonada no Globoplay nos Estados Unidos. Dirigida por João Jardim, o docudrama traz sete episódios inspirados em histórias reais. Em cada um deles, uma narrativa ficcionada é entrecortada por depoimentos de especialistas, que reforçam a extensão dos danos causados pela violação da privacidade. A série destaca vários aspectos do complexo universo dos crimes digitais e um deles é a dificuldade de atuação da justiça nesses casos. “Nosso desafio foi explorar a temática das redes sociais e ressaltar como esta pode ser uma nova ferramenta de perseguição e vingança na sociedade contemporânea”, relata o diretor João Jardim.
Para a escolha das histórias abordadas, a série trabalhou em extensas entrevistas com pessoas que já sofreram com exposição e opressão originadas na internet. A jornalista Lia Bock ficou à frente da coordenação do processo de pesquisa e o time de roteiristas – Antônia Pellegrino, Felipe Sholl, Fabio Mendes e Clara Meirelles – incorporaram esses relatos à série. Entre os 13 especialistas que atuam na área de crimes digitais e que deram seus depoimentos sobre as histórias contadas estão Gabriela Manssur, promotora de Justiça do Estado de São Paulo; Juliana Cunha, diretora da Safernet; Beatriz Accioly Lins, antropóloga da USP; e Ronaldo Lemos, idealizador do marco civil da internet.
Construída com histórias independentes entre si, cada episódio é intitulado com o nome da vítima. A série também trabalha com casos que aconteceram com pessoas de diferentes faixas etárias, gêneros e classes sociais, comprovando que qualquer um que tenha uma persona digital pode ser vítima de crimes desse tipo.
‘Vítimas Digitais’ traz no elenco, Débora Falabella, Mariana Nunes, Marcos Veras, Luis Lobianco, Maitê Padilha, Guta Stresser, Carol Oliveira, Roberta Santiago, Elisa Volpato, João Pedro Zappa e Rodrigo Pandolfo, entre outros. Os episódios estão disponíveis para assinantes do Globoplay nos EUA.
Sobre o Globoplay
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. Com mais de 900 títulos disponíveis nos Estados Unidos, o serviço reúne conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só serão exibidas online. A oferta da plataforma nos EUA conta ainda com os canais lineares em simulcast, que agregam em um só lugar o canal internacional da Globo, SporTV, GloboNews, VIVA e GNT. Também oferece produções on demand dos canais Multishow, GNT, Viva, Gloob, Canal OFF e Mais Na Tela, além da transmissão da rádio CBN. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.