TOPÍSSIMA é uma novela contemporânea que mergulha no universo feminino e traz à tona os conflitos da mulher moderna: trabalho versus vida amorosa; independência versus solidão; maternidade versus carreira; envelhecimento versus estética; ilegalidade do aborto versus morte e inúmeras outras questões que envolvem não somente a mulher como também o homem. Além das questões inerentes ao universo feminino, teremos em paralelo uma investigação policial cheia de reviravoltas envolvendo os protagonistas.
A trama é construída sobre quatro pilares: romance, investigação policial, drama e humor. Uma tragicomédia policial? Uma comédia romântica investigativa? Pensemos em uma palheta de cores intensas, amenas, radiantes, sombrias, misteriosas, alegres, tristonhas, delicadas, agressivas…TOPÍSSIMA!
TRAMA PRINCIPAL
As águas de março fecham o verão, mas naquele dia o sol resolveu contrariar o poeta e teimosamente amanheceu poderoso. Tão poderosa como o sol, a rica e vaidosa Lara Alencar vai ao encontro de sua filha, Sophia, que vive num luxuoso hotel na Avenida Niemayer. Lara quer que a filha assine um documento impondo a condição de Sophia se casar no prazo de um ano, caso contrário perderá o recém conquistado cargo de presidente do Grupo Alencar, uma ampla rede de universidades herdada por Lara. Sophia reage furiosamente, tem paixão pelo seu trabalho e não admite ser chantageada pela própria mãe, muito menos ser forçada a se casar. É feminista ferrenha!
Mas não lhe resta alternativa, depois de esbravejar, acaba assinando o documento, aceitando a condição de se casar no prazo de um ano. Lara fica aliviada, não é de hoje que desconfia de seu meio-irmão, Paulo Roberto que até então presidia a instituição. Ela não tem provas, mas acha que o enriquecimento dele pode ser do roubo que deve estar fazendo dentro do Grupo Alencar. Lara, a princípio, não desconfia de que Paulo Roberto, possa ser mais do que somente corrupto, mas ela está enganada…
SOPHIA E ANTONIO
Perto dali, no Vidigal, Antonio, sofre uma das maiores decepções de sua vida, é abandonado pela noiva no dia do casamento. Sua mãe, Mariinha, e irmã, Gabriela, tentam consolá-lo, mas Antonio está muito angustiado, precisa sair, espairecer… Ele desce o morro em seu taxi ao mesmo tempo em que Sophia, que mora no hotel em frente ao Vidigal, também pega a estrada e os dois acabam se chocando num leve acidente de trânsito.
Este poderia ser um evento sem muita importância e de fácil resolução, mas é só o primeiro de muitos “choques” entre Sophia e Antonio que a partir desse momento, vivem em constante pé de guerra. Os dois não conseguem concordar nem mesmo nas coisas mais simples. Sophia se ofende com o cavalheirismo de Antonio e ele com a “independência” dela! Se Antonio abre a porta do carro para Sophia, ela abre outra porta e entra no carro. Se dá prioridade a ela para entrar no elevador, Sophia não entra. Ele também não. A porta do elevador se fecha, ele sobe, desce; a porta se abre, as pessoas saem e eles não entram… Uma queda de braço! Antonio quer que Sophia respeite o cavalheirismo dele e ela quer que Antonio a trate como igual! Nem um dos dois tem a menor intenção de ceder.
TRAMA POLICIAL
Mortes por todo o Brasil, tendo como causa uma nova droga, a “Veludo Azul”, chamam a atenção da polícia, que monta uma operação especial para localizar e desbaratar a quadrilha que está fabricando e traficando a metanfetamina. Como as primeiras mortes se deram no Rio de Janeiro, nesta cidade os agentes da polícia montam o seu QG e dão início à Operação Veludo Azul, comandada pelo delegado André.
André é um profissional competente e sério, mas não pode imaginar que um de seus subordinados, o policial Pedro, é um dos traficantes da droga juntamente com o importante reitor do Grupo Alencar, Paulo Roberto, além do químico americano, Taylor. Os três criminosos estão acima de qualquer suspeita e usam seu poder e acesso privilegiado às informações para tentar incriminar Sophia e Antonio, que no decorrer da trama têm que se defender de falsas acusações e perseguições, além de aprender a lidar um com o outro.
OUTRAS TRAMAS
Muitos outros personagens e histórias fazem parte do universo de Topíssima. Uma família abalada pela morte da filha em um aborto clandestino; jovens estudantes que têm que aprender a viver em comunidade numa república estudantil; um pai solteiro que se esforça para criar a filha; o primeiro amor de um jovem casal e os dilemas relacionados à virgindade e o amor na terceira idade são algumas dessas histórias.
• PROTAGONISTAS
1. SOPHIA LOREN ALENCAR DOMINGUEZ (CAMILA RODRIGUES)
Mulher rica, linda, solteira, empresária de sucesso. Comanda o império de sua família, as escolas e Universidades Alencar, com luvas de ferro e é temida por todos. É uma mulher empoderada e não admite que questionem suas atitudes, principalmente os homens. Ao conhecer Antonio e se apaixonar por ele, um homem humilde e de valores, tudo começará a mudar.
2. ANTONIO RAMOS (FELIPE CUNHA)
Homem de origem humilde, morador do Vidigal, líder comunitário, culto, íntegro, trabalhador incansável. Após a morte de seu pai, seu Gonçalves, assumiu o sustento de sua mãe, Mariinha, e sua irmã mais nova, Gabriela. Trabalha como taxista e toca com a família um restaurante que funciona em sua casa. Conhecerá Sophia e viverá com ela uma relação conturbada, marcada por confusões e confrontos entre duas realidades completamente diferentes, tanto sociais quanto morais.
RECREIO DOS BANDEIRANTES
3. LARA ALENCAR (CRISTIANA OLIVEIRA)
Mãe de Sophia. Herdeira das Universidades Alencar, nunca se interessou em administrar a empresa da família, mas sempre se preocupou em manter o patrimônio para receber sua “gorda mesada”. Mulher fútil, que só liga para a aparência.
4. CARLOS DOMINGUEZ (MAURICIO MATTAR)
Pai de Sophia. Um homem de origem humilde. Dá aulas nas Faculdade de Artes Cênicas e de Comunicação Social. Abriu mão de seu grande amor por ambição ao se casar com Lara, filha de um rico empresário que poderia lhe abrir muitas portas.
5. ANDREA COUTO (LETÍCIA PERONI)
Irmã de Sophia. Fruto de uma traição de Lara, só aparece na vida delas aos quinze anos, após Sophia descobrir que tem uma irmã e contratar detetives para procurá-la.
6. PAULO ROBERTO MENDONÇA (FLORIANO PEIXOTO)
Filho bastardo de doutor Heitor, meio-irmão de Lara. Nunca foi assumido como filho, mas teve o sustento e apoio dele. Atualmente é reitor do Grupo Alencar, mas sua fortuna vem do tráfico de drogas.
7. BEATRIZ NOGUEIRA DE MENDONÇA (CASSIA LINHARES)
Esposa de Paulo Roberto, mãe de Rafael. Uma mulher bonita, que vive em função da família. Sempre quis ser mãe e esposa, nunca pensou em trabalhar, ter uma profissão, ser independente.
8. RAFAEL MENDONÇA (MARCELO RODRIGUES FILHO)
Filho de Paulo Roberto e Beatriz. Estudante do terceiro ano de Comunicação Social, para desgosto do pai, que gostaria que ele fizesse outra faculdade. Inteligente, sagaz, criativo e muito querido pelos seus amigos.
9. ZILÁ DA SILVA – DONA ZILÁ (CAMILA AMADO)
Empregada da família de Paulo Roberto há anos, avó de Vitor. Cria o neto desde a morte de seus pais.
10.VITOR MENEZES DA SILVA (VITOR NOVELO)
Neto de Dona Zilá, é criado por ela na casa de Paulo Roberto e Beatriz após a perda de seus pais. Ambicioso, sonha em ser um cirurgião plástico renomado e muito rico. Tem inveja de Rafael.
11. TAYLOR SMITH (EMILIO ORCIOLLO NETTO)
Americano. Veio para o Brasil, ainda jovem, estudar Química na Universidade Alencar onde conheceu Paulo Roberto e Pedro. Agora é o químico responsável pela produção da Veludo Azul.
VIDIGAL
12. MARIINHA RAMOS (SILVIA PFEIFER)
Viúva, mãe de Antonio e Gabriela. Uma mulher vivida, sofrida, batalhadora, que aparenta a idade e as dificuldades que passou. Mãe amorosa, dedicada, tem muito orgulho de seus filhos. Ótima cozinheira, comanda o fogão de seu restaurante, o Cantinho da Laje.
13. GABRIELA RAMOS (RAFAELA SAMPAIO)
Irmã mais nova de Antonio, foi criada como filha por ele após a morte do pai. Gabriela é uma boa menina, ama a família e tem o sonho de fazer faculdade de Comunicação Social, ser uma boa jornalista, trabalhar e constituir uma família com um homem que ame.
14. BRUNO LOPES (MIGUEL RONCATO)
Jovem cozinheiro que trabalha com Mariinha na cozinha do restaurante. Um bom rapaz, educado, trabalhador, mas a sua vida é um mistério para seus vizinhos.
15. MADALENA OLIVEIRA SOARES (DENISE DEL VECCHIO)
Esposa de Zeca, mãe de Jandira e Fernando. Trabalha na cozinha do restaurante junto com Mariinha e Bruno. Uma mulher conservadora, católica, que leva Jandira em rédeas curtas por achar que ela não tem o comportamento adequado.
16. JOSÉ CARLOS SOARES – ZECA (PAULO CESAR GRANDE)
Marido de Madalena, pai de Jandira e Fernando. Trabalha como garçom no restaurante de Mariinha. Culpa a esposa de ter pressionado demais a filha ao ponto de deixá-la com medo de pedir ajuda quando engravidou.
17. FERNANDO OLIVEIRA SOARES (GUILHERME SETA)
Filho de Madalena e Zeca. Quando o restaurante está muito movimento, ajuda o pai servindo mesas. Depois da morte trágica da irmã, fica revoltado e o ódio e desejo de vingança fazem com que ele acabe se envolvendo com o mundo do crime.
18. JANDIRA OLIVEIRA SOARES (BRENDA SABRYNA)
Filha de Madalena e Zeca, irmã de Fernando. Menina bonita, alegre e ambiciosa, é a melhor amiga de Gabriela. Será seduzida e enganada por Vitor e morrerá de forma trágica ao fazer um aborto clandestino.
19. EDEVALDO GUEDES/PIERRE (ERI JHONSON)
Homem humilde, morador do Vidigal, casado com Inês. Policial que trabalha disfarçado como personal stylist de Sophia com o codinome Pierre.
20. INÊS GUEDES (SUZANA ALVES)
Arrumadeira do hotel luxuoso onde Sophia mora. Fofoqueira e ciumenta, é casada com Edevaldo. Não sabe que o marido ainda é policial e que o trabalho com Sophia é um disfarce.
21. ADOLFO CONSTANTINO – CANARINHO (BEMVINDO SEQUEIRA)
Canarinho é um senhor simpático, aposentado, que tem esse apelido por viver assobiando. Frequentador mais antigo e assíduo do restaurante de Mariinha no Vidigal.
22. CLEMENTINA MONTEIRO (CLÁUDIA MELLO)
Senhora doce, carinhosa, solteira, foi babá de Sophia quando ela era criança e está com “a moça” até hoje em uma relação dúbia: de mãe e de governanta dela.
23. LUCIANA SILVEIRA (ALINE RISCADO)
Noiva de Antonio, é assassinada por Pedro no começo da trama.
REPÚBLICA
24. DAGOBERTO ALMADA (KADU MOLITERNO)
Policial aposentado da divisão de narcóticos. Ao contrário de seu irmão, Pedro, ele era um policial honesto e foi aposentado por problemas com álcool.
25. LEONARDO ALMADA – MÃO DE VACA (FABIO BELTRÃO)
Sobrinho do Dagoberto, filho do detetive Pedro. Estudante do terceiro ano de Administração. É um expert em tecnologia, capaz de hackear e-mails, celulares e tudo mais o que quiser.
26. EDISON GUSMÃO (BRUNO GUEDES)
Estudante do terceiro ano de Medicina. Rapaz ambicioso, morava na Baixada Fluminense e, assim que passou para a Universidade Alencar, foi morar na República. Se envolverá com o mundo do crime.
27. MILTON ALBUQUERQUE – ZUMBI (FELIPE SILCLER)
Estudante do terceiro ano de Medicina. Gente boa, divertido, animado, adora aproveitar a vida, as festas, namorar. Para dar conta de tudo, vira noites e por isso o apelido Zumbi.
28. ROSA VILELA – MINHA FLOR (THAÍS MULLER)
Estudante do terceiro ano de Comunicação. Menina divertida, certinha, responsável, é apaixonada por Mão de Vaca.
29. REBECA MOURA – BECA (MARCELLA RICA)
Estudante do terceiro ano de Veterinária. Diz ser vegetariana, mas come carne escondida. É meio confusa em relação aos seus ideais de vida.
30. ISADORA FERRAZ (AMANDA RITCHER)
Estudante do terceiro ano de Artes Cênicas, namorada de Baltazar. Atriz talentosa. Tem bolsa parcial e batalha muito para pagar a faculdade, fazendo participações, comerciais para a televisão.
31. GUSTAVO TORRES (MARCELO ARNAL)
Estudante do terceiro ano de Artes Cênicas, namorado de Isadora. Ator talentoso. Não precisa batalhar na carreira tanto quanto Isadora, recebe mesada dos pais para bancar a moradia e seus estudos.
32. ZICO MARTINS – SEM NOÇÃO (JOÃO VILLA)
Estudante do terceiro ano de Educação Física. Tem o apelido de Sem Noção por causa de suas ideias mirabolantes e falta de tato. Fala sem pensar, na maioria das vezes, de forma quase inocente.
33. ELISABETE SIQUEIRA (INGRID CONTE)
Estudante do terceiro ano de Comunicação. A mais séria do grupo, mineirinha, tímida, apaixonada por Vitor, não percebe o quanto ele é mau caráter.
UNIVERSIDADE ALENCAR
34. VERA MARTINS (ISABEL FILLARDIS)
Professora da Faculdade de Medicina. Médica engajada nas questões da saúde pública, será a responsável por salvar a vida de Gabriela, ao socorrê-la na festa.
35. ANGÉLICA VASCONCELOS (PÉROLA FARIA)
Secretária particular de Sophia. São amigas desde a faculdade, mas na verdade, ela só quer se beneficiar do estilo de vida que Sophia a proporciona. No fundo, é uma amizade vampiresca, morre de inveja de Sophia.
36. YASMIM BARROS (JULIANA DIDONE)
Secretária particular de Paulo Roberto. A fiel amiga e escudeira dele. Mulher ambiciosa e dissimulada. Envolve-se com Paulo Roberto, mas é movida por motivos secretos.
37. ADERLIZE MENDES (KAREN MARINHO)
Secretária da Presidência e da Reitoria da Universidade Alencar. Eficiente e dedicada, se desdobra para dar conta do trabalho e ainda fofocar com Eduardo.
38. EDUARDO PEREIRA (SAMUEL MELO)
Office boy da Universidade Alencar. Falastrão, atrapalhado, está sempre fofocando com Aderlize sobre a família Alencar e suas confusões.
OPERAÇÃO POLICIAL
39. ANDRÉ MEDEIROS (SIDNEY SAMPAIO)
Delegado honesto e competente, chefe da Operação Veludo Azul, que investiga o tráfico da nova droga sintética. É pai solteiro de Jade, de onze anos e se divide entre o trabalho e os cuidados com a filha.
40. JADE MEDEIROS (MYRELLA VICTÓRIA)
Filha de André. Menina doce e alegre, independente e madura para a idade. Vive sozinha com pai desde que sua mãe foi morar na Itália com o novo marido e a abandonou.
41. THAÍS BEVILACQUA (SAMARA FELIPPO)
Mãe de Jade, bonita, sofisticada e ex mulher do delegado André, deixou a guarda da filha com ele assim que se separaram.
42. MARIA DA GRAÇA RIBEIRO – GRAÇA (RAYANE MORAIS)
Policial loura e bonita. Trabalha infiltrada na Universidade Alencar, servindo água e café nas salas da presidência e reitoria. Tenta passar incólume, mas nunca consegue. Além de chamar atenção pela beleza, é muito atrapalhada.
43. DETETIVE PEDRO ALMADA (FELIPE CARDOSO)
Pai de Mão de Vaca, irmão de Dagoberto. Policial corrupto. É parceiro de Paulo Roberto desde a juventude no tráfico de drogas, formando com ele e Taylor o trio de traficantes da Veludo Azul.
44. JOÃO LIMA – LIMA (GUILHERME WINTER)
Homem bonito, atraente e sedutor, mas um alpinista social de caráter duvidoso. Ele terá um breve relacionamento com Sophia e será pai de seu filho.