O público pediu e a TV Globo atendeu. Para os criadores e elenco de ‘Malhação Sonhos’, sucesso que volta ao ar na TV Globo a partir do dia 25 de janeiro, é tempo de celebrar e relembrar momentos inesquecíveis da trama e dos bastidores de uma das temporadas de maior sucesso da franquia. Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, com supervisão de Glória Barreto, direção de núcleo de José Alvarenga Jr. e direção geral de Luiz Henrique Rios, ‘Malhação Sonhos’ é lembrada com carinho não só pelo público, mas também por todos que participaram da obra. A trama, que aborda o amadurecimento dos jovens ao longo da busca pelos seus sonhos, é ambientada, principalmente, em dois universos: a Escola de Arte Ribalta e a Academia de Lutas do Gael. São nestes ambientes que diversas tribos de jovens e adultos convivem diariamente em busca de seus sonhos e, consequentemente, de aprendizado e novas relações.
A história de ‘Malhação Sonhos’ se mantém viva na memória afetiva de uma geração e, com a nova exibição, será uma oportunidade pra conquistar um novo público. Rosane Svartman conta que a inspiração para a trama surgiu no trânsito, no meio de uma tempestade. “Eu e Paulo estávamos parados na Av. Niemeyer (avenida da zona sul do Rio de Janeiro) e começamos a pensar em uma Malhação que fosse também um musical e que a gente pudesse usar a arte e seus vários elementos para falar de superação”, lembra a autora. Seu parceiro Paulo Halm complementa: “fomos juntando as peças e precisávamos de um arco dramatúrgico que sustentasse isso, com trechos de músicas espalhados por várias cenas. Sempre gostei muito de encenação, da metalinguística e fomos juntando o que podíamos nesse nosso repertório. Os elementos básicos do nosso brainstorm rolaram no meio de um toró”, relembra o autor.
Para o diretor Luiz Henrique Rios, todo o processo de ‘Malhação Sonhos’ – que desde os ensaios até o fim da exibição durou cerca de um ano e meio – foi especial. “Vivemos um grande sonho, em um processo de trabalho muito interessante e intenso, com muitas aulas de dança, treinamentos, uma escola de arte. Montamos uma academia de muay thai. Foi um trabalho de muita troca, com um aprendizado muito rico para todos nós: elenco e equipe vivendo juntos aquele sonho. Foi uma alegria, um trabalho muito feliz todo o tempo”, afirma.
E o elenco concorda e celebra o retorno da novela à TV. Para Rafael Vitti, a reexibição deixa todo o time muito feliz. “Estamos eufóricos! Para a maioria de nós do elenco esse trabalho foi nossa primeira grande oportunidade. Colocamos muita energia nesse projeto que chega novamente em um momento em que precisamos cada vez mais de arte. ‘Malhação Sonhos’ é entretenimento com momentos de leveza, de inspiração, de esquecer um pouco as tormentas da vida”, afirma o ator que faz o personagem Pedro. Para Isabella Santoni, a novela traz uma mensagem muito forte de superação. “A história mostra que às vezes é preciso se reinventar. Karina, minha personagem, me ajudou a não desistir, a me superar, a correr atrás dos meus objetivos. Isso é muito simbólico para mim”.
Arthur Aguiar, que vive Duca, concorda com a amiga: “Essa Malhação fala sobre o que é ter um sonho e como realizá-lo. Não é fácil, há um processo longo e é assim na trama como na vida. As dificuldades são debatidas o tempo inteiro. É uma novela que mostra que para se alcançar um sonho é preciso trabalhar constantemente até chegar ao objetivo”, avalia. Bruna Hamú, a Bianca da trama, complementa: “’Malhação Sonhos’ fala sobre nunca deixar de acreditar e ter fé no que se está fazendo. Mesmo quando parece que as coisas estão desmoronando, é aquilo que vai te impulsionar, te transformar internamente e dar novos caminhos para chegar ao desejado” analisa.
Eriberto Leão destaca ainda que este trabalho lhe trouxe maturidade e relembra seu primeiro contato com a história. “Cresci muito como ator e como pessoa. Me apaixonei já no primeiro parágrafo e a cada diálogo eu ficava mais envolvido. Acredito que quando a gente faz algo com muita paixão, isso transforma a nossa vida. ‘Malhação Sonhos’ tem algo de muito especial para a minha vida pessoal e profissional, é um projeto cheio de coincidências significativas, de aprendizado, um dos mais importantes para mim. É um trabalho cheio de paixão no qual todos vivemos esse amor. E quando a gente junta amor com sonhos, é capaz de sacudir o mundo”, conta o ator, intérprete de Gael, par de Emanuelle Araújo, que vive Dandara. A atriz lembra com carinho a troca com o elenco. “A gente colou na rapaziada e muitas coisas lindas aconteceram. É um elenco de muita unicidade e muito amor. O mais interessante nesse trabalho foi que os meninos estavam com aquela empolgação dos primeiros passos artísticos na televisão que nos contagiou. Quando eu entrava no nosso QG, no nosso fantástico mundo, existia muita ludicidade nos nossos encontros, era um lugar que nos trazia leveza. Foi um trabalho cheio de emoção, e isso é muito marcante na minha memória”, lembra.
Um dos casais de maior sucesso da internet , o #Perina, formado por Pedro e Karina, personagens de Rafael Vitti e Isabella Santoni, foi inspirado em ‘A Megera Domada’, de Shakespeare, e tem seu fã-clube ativo até hoje. “É um casal inspirado em Shakespeare, de opostos complementares, cada um em seu universo. Eles têm aquela implicância do primeiro amor que traz uma memória afetiva para todo mundo. Os fãs do casal #Perina continuam torcendo até hoje. Vai ser uma delícia reviver, relembrar e agora sofrer e torcer por eles como espectador também”, diz Isabella.
De 2014 pra cá, sonhos coletivos e individuais alcançados
Rafael Vitti: “Para mim, este trabalho foi um primeiro passo de muito boa sorte, que me proporcionou realizar outros sonhos. Através do trabalho conheci minha esposa, tive minha filha – um sonho que sempre cultivei”.
Isabella Santoni: “’Malhação Sonhos’ foi um acontecimento e um divisor de águas na minha vida. Me abriu muitas portas. É muito prazeroso e gratificante olhar para trás e ver o quanto fomos bem cuidados em todo o processo. De lá pra cá, realizei muitos sonhos: pude morar perto do mar, comprei casa, carro, viajei. Proporcionei sonhos para mim e minha família, e são muitos sonhos. Possibilitei até que minha avó conhecesse o Roberto Carlos. E tem muito ainda para ser realizado”.
Arthur Aguiar: “Essa Malhação foi especial para todo mundo que a viveu. De fato, foi um divisor de águas e hoje eu percebo isso com muito mais nitidez. Tivemos a oportunidade de sermos cuidados o tempo inteiro. Nossa conexão era e ainda é muito grande e o maior segredo era a nossa união, era estar todo mundo muito empenhado em fazer acontecer da melhor maneira possível. Eu, que sempre quis fazer Malhação, realizei ali um dos meus grandes sonhos”.
Bruna Hamú; “Para mim também foi a realização de um grande sonho. Acreditamos no que estávamos construindo, com muita paixão. Este trabalho me transformou pessoalmente e como atriz. A gente sabia que era feliz e que portas seriam abertas a partir dali. Meu grande sonho sempre foi ser mãe e hoje tenho meu filho. Desde lá, foram muitos desejos concretizados”.
Emanuelle Araújo: “Sempre tive um grande sonho que foi viver a arte de uma maneira muito coletiva. E pude realizar esse sonho também dentro da TV, em ‘Malhação Sonhos’. Era a sensação do teatro na TV. Isso me fez tão preenchida que a partir dali me tornei uma artista mais independente. Depois desse sonho preenchido, parti para lugares muito mais pessoais: meu primeiro disco solo, por exemplo. Esse caminho mais independente veio depois da completude de um coletivo que eu encontrei na Malhação, com uma turma que me alavancou em sentidos mais pessoais, mais individuais da minha carreira”.
Eriberto Leão: “Nesse trabalho a gente consegue provar que a vida é sonhada através da nossa arte. Uma frase do Raul Seixas rege a minha vida: Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”
Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, ‘Malhação’ tem direção de núcleo de José Alvarenga Jr, direção geral de Luiz Henrique Rios e direção de Marcus Figueiredo e Noa Bressane. Vai ao ar logo após o ‘Vale a Pena Ver de Novo’.