Vera Fischer não esconde o orgulho de ter sido uma das Helenas de Manoel Carlos. Em Laços de Família, exibida atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, a atriz revive as emoções da personagem, agora como espectadora.
Vinte anos se passaram entre a exibição original e a atual reprise, no entanto, a novela continua atemporal e Vera a mesma mulher que arrasa quarteirão por conta de sua beleza. Aliás, esse foi um dos pré-requisitos para a atriz conquistar a personagem. Segundo Manoel Carlos, a Helena de Laços de Família precisava ser uma mulher capaz de fazer com que um homem de qualquer idade se apaixonasse por ela. Não à toa, Helena coleciona amores: Edu (Reynaldo Gianecchini), Miguel (Tony Ramos) e Pedro (José Mayer).
Em entrevista ao Memória Globo, Vera Fischer falou sobre a personagem, considerada um fetiche entre as atrizes, e do trabalho que dá ser uma Helena.
“As Helenas transitam em todos os cenários da novela, interagem com praticamente todos os personagens. O trabalho é pesado, cerca de 40 cenas diárias. Antes de aceitar o papel, tanto Manoel Carlos quanto Ricardo Waddington (diretor geral) me alertaram e perguntaram se eu conseguiria dar conta. Eu disse sim”, recorda-se Vera.
A atriz também não deixou de mencionar a inteligência dos textos escritos por Manoel Carlos e a parceria com Marieta Severo, com quem fez a sua segunda dobradinha em novelas – a primeira foi em Pátria Minha, de 1994.
“Laços de Família foi uma novela única em todos os sentidos. Em termos de escrita, eu a considero a mais bem construída. Lembro muito das minhas cenas com a Marieta… Como é bom contracenar com a Marieta! Ela olha no olho, é a minha atriz preferida para discussões sérias.”