A partir do dia 24 de agosto, a novela “Mulheres Apaixonadas” (de Manoel Carlos) vai substutiuir a novela “O Clone” (de Glória Perez) no Canal Viva. Já no dia 8 de setembro, a novela “Sassaricando” (de Sílvio de Abreu) vai substituir a novela “Brega & Chique” (de Cassiano Gabus Mendes) na mesma emissora.
Sinopse – Mulheres Apaixonadas
Helena começa a questionar se é feliz em seu casamento com Téo. Tem uma vida regrada, vive um relacionamento estável, sem grandes brigas, mas também sem muita paixão. O casal tem um filho pequeno, Lucas. Ela dirige a Escola Ribeiro Alves (ERA), propriedade de seu marido e da sua cunhada Lorena. Téo é saxofonista de uma banda de jazz. A crooner da banda é a amiga Pérola, com quem ele teve uma filha no passado, Luciana.
Hilda e Heloísa, as irmãs de Helena, também são casadas e amam seus maridos, cada uma à sua maneira. Hilda é uma mulher segura e vive um casamento feliz com Leandro, mas sua felicidade será abalada com a descoberta de uma doença. Já Heloísa é problemática e tem um ciúme doentio de Sérgio, que beira a insanidade. As três irmãs são grandes amigas e compartilham suas angústias e dúvidas a respeito do futuro e felicidade.
O reencontro de Helena com um antigo namorado, César, a fará questionar suas escolhas: talvez ela tenha se casado com o homem errado… Quando conheceu Téo, Helena deixou César para se casar com o músico e não o reencontrou mais. Mas ela recebe a notícia de que ele está morando no Rio de Janeiro, que ficou viúvo, que é neurocirurgião na clínica onde sua enteada Luciana trabalha, e que a filha dele, Marcinha, é aluna da ERA.
No passado, César se sentiu preterido e enganado por Helena. Com o passar dos anos, o médico se transformou em um homem duro e temido pelos que trabalham com ele. Viúvo, tem uma relação instável com o filho Rodrigo, que o acusa da infelicidade da mãe recém-falecida, e não aceita sua relação com Laura, companheira de trabalho. Mas Laura será trocada pela bela médica Luciana, que chamou a atenção de César.
Para aumentar suas incertezas sobre o futuro de seu casamento, Helena passa a desconfiar de um caso de Téo com uma certa Fernanda. Na verdade, não há mais nada entre os dois, mas Lucas, filho adotivo de Helena e Téo, é fruto desse antigo caso, fato que Helena desconhecia. Com o passar do tempo e a morte de Fernanda, vítima de uma bala perdida, Helena descobrirá a real paternidade do filho adotivo.
Lorena, irmã de Téo, já foi professora, mas decidiu delegar para a cunhada a direção de sua escola. Foi casada com Rafael, com quem teve dois filhos, Vidinha e Diogo, ele, recém-casado com Marina, apaixonada por ele e louca de ciúmes por causa de Luciana, prima de Diogo com quem ele teve uma relação mal-resolvida. Lorena desperta para a paixão ao conhecer Expedito, filho de um empregado, um rapaz bem mais jovem que ela.
Raquel é outra mulher que se vê envolvida por um homem mais jovem. Professora de Educação Física, ela troca São Paulo pelo Rio na esperança de mudar de vida. Vai buscar uma oportunidade na ERA e se depara com o adolescente Fred, que se apaixona pela nova professora. Mas este caso ainda vai enfrentar um sério obstáculo: o violento Marcos, ex-marido de Raquel que chega ao Rio em seu encalço para atormentar sua vida.
Sinopse – Sassaricando
Há muitos anos, o pobretão Aparício Varella deu o golpe do baú perfeito: deixou Rebeca, o grande amor da sua vida, no Rio de Janeiro, para casar-se com Teodora, uma ricaça paulista. A poderosa Teodora era a mais velha e menos desmiolada das três filhas do presidente das tecelagens Abdalla, membro da comunidade árabe de São Paulo. O tempo passou e as três herdeiras Abdalla – Teodora, Lucrécia e Fabíola – tornaram-se três megeras esnobes e, naturalmente, detestadas por seus respectivos maridos.
Hoje viúva, Fabíola controla a vida do único filho, Tavinho. Lucrécia casou-se com Aprígio, irmão de Aparício, e o casal tem uma filha, Camila. Teodora assumiu a presidência ao lado de Aparício, mas é ela quem dá as ordens. A extravagante Fedora é a filha do dois. Aprígio, por sua vez, envolveu a empresa da família em negociatas com uma perigosa irmandade de fanáticos de um líder conhecido por Ela. Seus seguidores agem clandestinamente, nos fundos de uma boate, mas estão prestes a ser desmascarados por Camila e Guel.
Morador de uma vila em São Paulo, Guel teve a família arrasada pelo sumiço de seu pai, Ricardo de Pádua, que saiu um dia para comprar cigarros e não mais retornou, fato que deixou sua mãe, Aldonza, traumatizada. O casal tivera quatro filhos: Jorge Miguel (Guel), Constância (Tancinha), Isabel e Juana. Aldonza trabalha na feira com as três filhas, batalhando o sustento da família e os estudos de medicina de Guel. Só que Guel nunca foi à faculdade como conta para a mãe. Ele é, na realidade, um detetive da Interpol disfarçado.
Guel e Camila descobrem a identidade secreta de Ela. Na realidade “El A”, sigla de El Achid: Achid Callux, milionário árabe escondido sob a falsa identidade de Bóris Aidan, que planeja destruir Aparício Varella. Fedora é, na realidade, filha de Teodora e Achid, fruto de um namoro da juventude. A família nunca aprovou essa relação, pois Achid tinha péssima fama. Teodora teve de deixá-lo para casar-se com Aparício, que assumiu a paternidade de Fedora. Porém, Achid nunca desistiu de pôr as mãos na fortuna de Teodora.
Em um sinistro pacto feito entre os seguidores de Ela, Aprígio introduz o bandido Leonardo Raposo no seio dos Abdalla para que se case com a sobrinha Fedora, e, depois, matá-la. Ao casar-se com Fedora, Leonardo pensa em eliminá-la de todas as formas, com olho na fortuna. Em um diabólico plano para matar a esposa, Leonardo explode o jatinho onde estava Teodora, matando a sogra por engano. Porém, quanto mais o tempo passa, menos Leonardo consegue levar adiante seu plano, já que se apaixona de verdade por Fedora.
Com a morte de Teodora, Aparício, agora viúvo e feliz, toma as rédeas da empresa da família. Livre da pressão e dos berros da mulher, ele só pensa em saçaricar e recuperar o tempo perdido no casamento fracassado. Pensa também em voltar para Rebeca, o antigo amor, recém-chegada a São Paulo. Ela havia sido contratada como estilista por Teodora e, assim, passava a trabalhar no mesmo prédio que Aparício. A aproximação não será fácil, já que a separação, no passado, deixou mágoas em Rebeca.
Viúva e voltando do exterior, Rebeca é agora uma distinta e elegante senhora, mas sem um tostão no bolso. Associa-se às novas amigas Penélope Bacellar e Leonora Lammar com o objetivo de caçar um marido milionário. Sabendo do intuito de Rebeca, Aparício deixa a presidência e finge ser um simples faxineiro da fábrica. Usando vários disfarces, ele tenta conquistar as três amigas sem que elas saibam que estão envolvidas pelo mesmo homem. Porém, logo Teodora Abdalla vem do além para atazanar o pobre viúvo.