Depois de ter duas sinopses reprovadas pelo Núcleo de Dramaturgia da Rede Globo, encabeçado por Sílvio de Abreu, o autor-roteirista Alcides Nogueira está desenvolvendo uma adaptação da novela de gênero de comédia romântica “Amor Com Amor Se Paga” (de Ivani Ribeiro), que foi exibida pela emissora carioca no ano de 1984.
Sinopse
Na pequena Monte Santo vive Nonô Correia, um homem neurastênico, irritadiço e misterioso, beirando o tragicômico. Ele é um completo pão-duro, tranca a geladeira com cadeados, desliga a luz algumas vezes por semana e despeja, até mesmo nos filhos, sua avareza compulsiva: é proibido repetir pratos às refeições. Sua maior preocupação é fazer economia. Nonô vive com os filhos, Tomaz e Elisa, e a empregada, Frosina, que há vinte anos suporta suas mesquinharias. Porém, o velho sovina está longe de ser pobre: tem diversos imóveis alugados e esconde em casa um tesouro que ninguém sabe onde está. O único que partilha seu segredo é o amigo Anselmo, que nutre um amor platônico por Elisa.
O avesso de Nonô Correia é Tio Romão, que chega à cidade sem revelar seu passado. Fala doce e distribui chazinhos como pretexto para conversar com os moradores e lhes dar um pouco de calor humano. As pessoas se assustam com suas palavras certeiras. Alguns o consideram um santo, outros, um feiticeiro. Tomaz, filho de Nonô, é brincalhão e está sempre tentando descobrir o tesouro do pai. Sua irmã, Elisa, é tímida e insegura e está apaixonada por Gustavo, que se aproxima dela pensando no golpe do baú. Ele mora na casa de Judite, inquilina de Nonô, que fornece salgadinhos para o restaurante de Tito e Santusa, um casal com a relação em crise por causa do ciúme doentio dela.
A sobrinha de Nonô, Maria da Graça, é uma americanófila que prefere ser chamada de Grace. Viúva, dona de uma loja de artigos importados, ela é mãe Rosemary, noiva de João Paulo, filho do conservador e machista Bruno. Os dois sogros têm gostos totalmente opostos, mas o mesmo temperamento difícil. O jovem casal se ama, mas tem que contornar os problemas causados pela difícil relação de seus respectivos pais. Vinícius é um médico humanista e nem sempre cobra as consultas, para a reprovação da mulher Helena, que vive reclamando do orçamento apertado. O casal tem três filhos: a bela Mariana, namorada de Tomaz; Bel, que inveja a irmã, e Renato, de caráter duvidoso, que está de volta à cidade.
Barreto é o prefeito demagogo que, ao ficar viúvo, envolve-se com Silvia, amiga de Grace. A futura primeira-dama terá que enfrentar Camilinha, a caçula do prefeito, uma pestinha que passa a atormentar a sua vida. Contudo, o conflito maior da trama se dá quando Nonô Correia resolve cortejar a namorada do filho, Mariana, que se vê obrigada a aceitar a proposta em troca do perdão da dívida de seus pais. Porém, o rude avarento vai se tornando mais doce e sensível quando adota o órfão Zezinho, um menino encantador que, aos poucos, amolece o seu coração. Para apaziguar os conflitos, o chá de camomila e bem-me-quer do Tio Romão é sempre servido em doses certas, afinal, amor com amor se paga.