Pelo bem da família real e pelo bem do Brasil, Joaquim (Chay Suede) confronta Dom Pedro (Caio Castro) sobre o romance do nobre com Domitila (Agatha Moreira), em Novo Mundo.
O secretário, que seguiu o príncipe e descobriu o affair de Vossa Alteza com a dama de São Paulo, sabe que Thomas (Gabriel Braga Nunes) está por trás da armação e que isso pode trazer consequências nefastas para o país. Como cidadão de bem, Joaquim trata de alertá-lo.
“Dom Pedro, essa mulher não é quem parece ser. Domitila está a serviço de Thomas. Foi ele quem a trouxe de São Paulo para seduzir o senhor; eles são cúmplices.”
Leopoldina (Letícia Colin), que pressente algo estranho com Pedro, insiste com Joaquim para ele lhe contar o que sabe. O secretário nega conhecer o que se passa com o príncipe regente, porém, garante à princesa que estará sempre ao lado dela.
“Não há nada que eu possa dizer a Vossa Alteza, mas quero que saiba que estarei sempre do seu lado”, pondera Joaquim. Leopoldina pede um abraço ao amigo leal e reafirma que está com muito medo.
Na taberna, Joaquim fala de sua descoberta a Bonifácio (Felipe Camargo), que sente a gravidade do problema:
“Domitila ser amante de Dom Pedro é muito grave. Isso é uma ameça não só para o príncipe como para o Brasil.”
Enquanto isso, Elvira (Ingrid Guimarães) guarda o documento que prova um conhecimento prévio de Thomas e Domitila. Ela o entrega ao oficial, que trata de queimar a prova. Mas, como um crime nunca é perfeito, Thomas queima o papel na cozinha de sua casa. É a chance de Anna (Isabelle Drummond) desmascarar o marido.
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.