Ao caminhar pelas ruas da Corte durante a noite, Joaquim (Chay Suede) vê Thomas (Gabriel Braga Nunes) conversando com um homem e reconhece o sujeito: Jacinto (Babu Santana), o autor do atentado contra Dom Pedro (Caio Castro), em Novo Mundo.
O secretário pessoal do príncipe regente o persegue sem ser visto, mas acaba perdendo o paradeiro do capataz de Sebastião (Roberto Cordovani). Joaquim desconfia de que Thomas esteja envolvido na emboscada contra o nobre e conta sua descoberta a Dom Pedro. Ele incrimina o ex-ministro e sugere que Chalaça (Romulo Estrela) tenha sido bode expiatório na história. Reticente com as conclusões de Joaquim, Dom Pedro exige provas que incriminem Thomas.
“Você tem ideia da gravidade do que me diz? Thomas me trouxe provas contra Chalaça, eu quero que você me traga provas contra Thomas”, pede o príncipe.
Joaquim reflete sobre como descobrir o rumo de Jacinto e pensa que Diara (Sheron Menezzes) pode lhe dar informações. Ele procura a mulher de Wolfgang (Jonas Bloch), que dá pistas importantes.
“O nome dele é Jacinto, é o capitão do mato que caça os escravos fugidos. Se ele estava com Thomas, pode ser que o ministro tenha, sim, algo a ver com o atentado. Se depender de mim, você desmascara esse canalha”, compromete-se Diara.
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.