Em Novo Mundo, Dom Pedro (Caio Castro) tem um encontro romântico com Dulcina (Joana Solnado) em seu paraíso particular, o que lhe proporciona um dia inesquecível. Os dois se beijam, se divertem… No entanto, a volta para casa não é nada boa! É que o príncipe cai em uma emboscada armada por Thomas (Gabriel Braga Nunes), que atende a um pedido do general Avilez (Paulo Rocha) para dar fim ao monarca. Quando volta cavalgando da fazenda, sozinho, ele é cercado por Jacinto (Babu Santana) e seus dois capangas.
“O que está acontecendo? O que querem de mim? Vocês não sabem quem eu sou?”, diz Dom Pedro.
“Sabemos, sim, senhor! O príncipe regente. Por isso estamos aqui”, diz o capataz.
Quando Pedro percebe que está em apuros, ele foge e acaba em uma perseguição. No meio de toda essa confusão, Jacinto é atingido por uma flecha e foge. O príncipe, portanto, fica a salvo. Pedro, sem saber o que fazer, pergunta. “Quem está aí? Quem está aí”. Eis que Joaquim (Chay Suede) aparece. Eles se apresentam e Joaquim – agora conhecido com o índio guerreiro Tinga – vai com ele para a cidade.
Quando Thomas descobre que o príncipe conseguiu escapar, ele fica irritado e se preocupa. Como contar a Avilez que Pedro ainda está vivo? Enquanto isso, Anna (Isabelle Drummond), sem saber que seu grande amor está próximo, é aconselhada por Leopoldina (Letícia Colin) a preparar o seu enxoval. Afinal, a professora vai se casar com o ministro em breve… Será?
Em outro lugar, Ferdinando (Ricardo Pereira) se desespera com a situação de Letícia (Maria João Bastos), que está muito debilitada. Os dois estão no meio do mato, e ele faz de tudo para salvá-la. Na chuva, andando com ela com o objetivo de chegarem a algum médico, ele pede para que a amada seja forte.
“Tu vais ficar boa. Nós iremos ser felizes”, diz o botânico.
O quadro dela, no entanto, piora. O botânico tenta animá-la, fala dos planos que os dois ainda têm para o futuro, mas Letícia não aguenta mais. “Preciso ir, meu amor… Preciso ir”. Ele a toma pelos braços e se revolta: “É tudo culpa minha! Não devíamos ter vindo a esta maldita floresta! Não devíamos!”. Tranquila, Letícia pede um beijo e é atendida pelo marido, mas não resiste e morre logo depois.
Bem longe dali, em São Paulo, Domitila (Agatha Moreira) está confiante de que vai conseguir a ajuda de Chalaça (Romulo Estrela) para lidar com o marido violento, de quem fugiu na esperança de ter dias melhores. A mulher procura o braço direito de Dom Pedro, que está na cidade, e ele fica encantado assim que a vê. Domitila conta das agressões que sofreu do marido e explica que ele quer tirar dela a guarda dos filhos.
“Mas que revoltante a postura de certos homens” , indigna-se Chalaça.
“Leve-me ao príncipe. Ele é o regente. Tem poderes para deter este processo”, pede Domitila.
Outra mulher que está tendo problemas com o marido é Diara (Sheron Menezzes). Pelo menos ela acha que está… Tudo começa quando a esposa de Wolfgang (Jonas Bloch) briga com Schultz (Ruben Gabira) por ter maltratado a cozinheira, que foi embora. Como ele continua agindo de forma soberba, dois homens o seguram enquanto Diara o pinta com carvão para mostrar que a cor da pele não deve distinguir ninguém.
Revoltado, Schultz se queixa de Diara para Wolfgang e pede para o patrão escolher entre ele ou a esposa. Schultz, claro, acaba deixando a fazenda. Depois do episódio, Wolfgang entra no quarto e vê Diara chorando. Ela diz que envergonha o marido, como Schultz lhe disse. Wolfgang nega, mas Diara insiste que é uma “chucra” e pede para ter aulas de boas maneiras. Será que ela vai conseguir?
Novo Mundo é uma novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinicius Coimbra. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo, devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário das 6 em uma edição especial.