Uma história bem no estilo Romeu e Julieta marcou a vida de Tina, uma adolescente moderna, antenada e cheia de garra. Em Malhação – Viva a Diferença, a descendente de japoneses enfrentou a fúria da mãe para ficar com Anderson (Juan Paiva), menino da periferia que tinha um sonho: ser um produtor musical. Ainda bem que a estudante não lidou com tudo sozinha, pois ela sempre contou com as amigas Keyla (Gabriela Medvedovski), Benê (Daphne Bozaski), Lica (Manoela Aliperti) e Ellen (Heslaine Vieira).
Toda a saga de Tina – assim como de todas as Five – volta à TV em edição especial no dia 6/4, no horário de Malhação. Ana Hikari, que interpreta a estudante, confessa que adorou a oportunidade de poder rever toda a trama na telinha:
“Eu fiquei muito feliz com essa notícia, porque nesse momento é importante estarmos em casa e, como o público tem muito carinho pela nossa Malhação, vai ser uma boa companhia para esse período. Tenho certeza que vai ser emocionante. É um trabalho que eu tenho um carinho imenso, por isso vai ser bom matar a saudade.”
Além da história de amor entre Tina e Anderson, o público vai poder rever todo o universo da personagem, inspirado fortemente na cultura nipônica. Entretanto, na vida real, a história é um pouco diferente. Com descendência japonesa por parte de mãe, Ana revela que não estava tão mergulhada no mesmo universo de Tina:
“Eu nunca tive contato com cultura japonesa – que é a origem da minha família. E, para a personagem, tive que estudar muitas referências da cultura pop asiática. Algumas das referências pop da Tina passavam pelo jpop e kpop. Isso acabou ficando na minha vida, porque uma vez que você entra nesse universo, é impossível sair (risos).”
A atriz também acredita que o modo como Tina encara o amor é bem diferente de a sua visão particular:
“A maneira dela enxergar os relacionamentos é muito diferente (ela é super romântica, eu sou muito desapegada). Ela também é bem ligada em moda e roupas, além de ser um tanto convencida (quase se acha), entre outras coisas.”
Diferenças à parte, também é possível encontrar semelhanças entre a atriz e a personagem. Tina é louca por música e arte, e Ana revela o mesmo interesse por esse universo:
“Acho que a coisa que mais temos em comum é a paixão pela arte, a ascendência japonesa e o valor que damos às amizades. De resto, somos muito diferentes.”
Depois de viver todos os altos e baixos como Tina, Ana Hikari fala da época das gravações em Malhação como um período de “aprendizagem profunda e de muitas descobertas inesperadas”. A fase foi tão enriquecedora para a atriz que ela conta que levou toda a sua experiência para o trabalho mais importante da faculdade:
“Eu sou apaixonada pelo meu trabalho e a TV é parte importante dessa paixão. Inclusive, meu TCC para a graduação na faculdade de Artes Cênicas foi sobre o trabalho desenvolvido enquanto atriz em frente às câmeras.”
Viva Diferença é uma temporada de Malhação escrita por Cao Hamburger com direção artística de Paulo Silvestrini. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário de Malhação, após o Vale a Pena Ver de Novo, em uma edição especial.