Há encontros que não têm explicação. Há pessoas completamente diferentes, que à primeira vista não têm nada em comum. Mas quando essas vidas se cruzam a partir de uma experiência única e inesquecível, laços tão fortes se criam que são difíceis de serem rompidos. Quem viu em 2017 a temporada de Malhação – Viva a Diferença vai lembrar que assim é a história Keyla (Gabriela Medvedovski), Benê (Daphne Bozaski), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira) e Tina (Ana Hikari), cinco meninas cuja amizade começa com um parto durante uma pane no metrô de São Paulo.
A trama escrita por Cao Hamburger e com direção artística de Paulo Silvestrini volta à TV em edição especial no dia 6/4, no horário de Malhação, e vai falar sobre o encontro de universos tão distintos e o convívio entre pessoas tão diferentes a partir da história dessas meninas.
Por obra do acaso, Keyla, Benê, Lica, Ellen e Tina vão parar no mesmo vagão do metrô. O trem sofre um defeito e para no meio de um túnel entre estações. E se já não bastasse essa tensão, Keyla entra em trabalho de parto. Sem alternativa, as outras se unem na coragem e solidariedade para ajudar a adolescente grávida.
É assim que se encontram os universos de Keyla, uma jovem mãe às voltas com a paternidade de seu bebê; Benê, uma menina tímida e sem amigos e que adora corrida; Lica, adolescente rebelde que não está sabendo lidar com a separação dos pais; Ellen, uma hacker sinistra da periferia; e Tina, uma garota descendente de orientais apaixonada por arte e música e que vive em uma família tradicional.
Viva Diferença é uma temporada de Malhação escrita por Cao Hamburger com direção artística de Paulo Silvestrini. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2017 está de volta ao horário de Malhação, após o Vale a Pena Ver de Novo, em uma edição especial.