Griselda (Lilia Cabral) foi humilhada por Antenor (Caio Castro) na faculdade na estreia de Fina Estampa. Arrasada com a situação, Pereirão – como é conhecida por seu trabalho como “marido de aluguel” – vai enquadrar o filho e ficará ainda pior após uma discussão no segundo capítulo da edição especial da novela.
Sem um pingo de remorso, o estudante de Medicina seguirá mentindo sobre a origem de sua família para impressionar a namorada, Patrícia (Adriana Birolli). Só que ele vai passar por alguns sufocos em um jantar na casa de Tereza Cristina (Christiane Torloni) e deixará a sogra megadesconfiada. Confira tudo o que vai rolar nesta terça, 24/3.
Acerto de contas!
Após finalizar o trabalho na mansão de Tereza Cristina, Griselda esbarra com Baltazar (Alexandre Nero) na área de serviço. O motorista fica incomodado com a presença da melhor amiga de sua esposa, Celeste (Dira Paes), no local. “O que é que você veio fazer no meu emprego? (…) Não me diga que anda me caçando”, questiona.
A portuguesa aproveita a oportunidade para ameaçar Baltazar e faz um alerta ao funcionário de René (Dalton Vigh): “Presta atenção! Foi a última vez que tu bateu na Celeste. Na próxima, eu afundo o teu nariz com minha chave de grifo, seu desgraçado”.
Griselda dá vários tapas em Baltazar e chega a certar dois no rosto do motorista. Antes de ir embora, ela reforça a ameaça: “Na próxima vez, eu não perdoo, acabo contigo!”.
Desabafo com a melhor amiga!
Ao chegar em casa, Griselda conta para Celeste que encontrou Baltazar na mansão de Tereza Cristina e a aconselha a comadre a pedir o divórcio. “Isso já passou dos limites, Celeste! Você não tem mais criança de colo que dependa do dinheiro desse traste, larga ele enquanto é tempo”, pede.
Em seguida, a portuguesa desabafa com a amiga sobre Antenor sobre episódio na faculdade:
“Acho que meu filho tem vergonha de mim (…) Aquele Antenor que apareceu na minha frente lá na faculdade eu nunca tinha visto antes. Não reconheci o meu filho! Por que me tratou tão mal? Ele vai ter que me dizer, ainda hoje”, afirma.
Enquanto isso, na mansão… susto e pedido de casamento!
Tudo pronto para o jantar de aniversário de Patrícia. Antenor segue bancando o herdeiro de família rica quando Daniel (Guilherme Boury) diz que viu Griselda deixando a mansão. O estudante de Medicina leva aquele susto até perceber que sua mãe estava no local a trabalho.
“Será que minha mãe descobriu que eu e Patrícia… Espera! Tinha alguém consertando as luzes do jardim!”, recorda.
É quando Tereza Cristina elogia a eficiência da tal eletricista e debocha do nome da mãe do futuro genro: “Eu, por exemplo, nunca imaginaria. Mas o fato é que ela mostrou-se da maior competência, embora se chamasse, imaginem, Griselda!”.
Ao final da festa, uma queima de fogos surpreende os convidados. É a deixa para Antenor pedir Patrícia em casamento: “Esse anel que eu te dei… E que foi da minha avó, da minha mãe, não foi apenas um presente de aniversário. Ele significa que nós…”. Patrícia nem espera o rapaz terminar a frase e pergunta: “Estamos noivos?”.
Todos comemoram, mas Tereza Cristina deixa claro que o pedido só será realizado de fato com a presença da mãe do noivo. Irônico, Daniel comenta com o amigo: “Essa festa de noivado eu não perco”.
Vilã desconfiada!
Além de Tereza, René fica com os dois pés atrás com relação a Antenor. “Você não estranhou esse pedido de noivado? Foi tão intempestivo (…) A gente nem conhece o Antenor direito! Você não acha que ele é um tanto…. Misterioso?”, questiona o chef de cozinha.
A mãe de Patrícia revela que permitiu o noivado apenas para evitar um escândalo diante dos convidados e avisa: “Se a mãe dele finalmente vai aparecer, no dia da festa a gente bota tudo em pratos limpos”.
Barraco em família
No dia seguinte, Griselda coloca o filho contra a parede e pergunta: “Você tem vergonha de mim, Antenor? Tem vergonha da sua própria mãe?”. Sem paciência, o rapaz não responde, mas a portuguesa insiste no assunto e ele explode.
“Minha fase de mãe levando na escola, xeretando minha vida, já passou há muito tempo”, reclama. Griselda cobra uma resposta e Antenor resmunga: “Era só o que me faltava: ter que aturar esse papo de mãe rejeitada.”.
Antenor completa dizendo que deseja sair da miséria e acusa a mãe de não ter ambições. Ofendida, a portuguesa anuncia que vai cortar a mesada do herdeiro: “Acabou a boa vida! (…) Se tem vergonha de mim, também tem vergonha do meu dinheiro… E do modo como eu ganho a vida, não é isso?”
Arrasada, a veterana é consolada por Amália (Sophie Charlotte) e Quinzé (Malvino Salvador), que acordam com a confusão. Os três ficam abraçados quando Antenor passa e Griselda encerra a discussão: “Eu não quero mais conversa contigo!”.
Deu para ver que vem muita confusão por aí, né? Não perca o segundo capítulo de Fina Estampa e confira o resumo da novela!
Fina Estampa é uma novela de Aguinaldo Silva com direção geral de Wolf Maya. Por conta da paralisação das gravações de novelas nos Estúdios Globo devido à epidemia de coronavírus, o folhetim de 2011 está de volta ao horário das 9 em uma edição especial.