Daniel Rocha será irmão de Júlio Andrade e de Daniel de Oliveira na série original “Betinho” (de Sérgio Machado e Victor Navas), que vai ser exibida pela plataforma de vídeo por streaming Globoplay, em formato de coprodução com a Afroreggae e com a Formata, sob direção artística de Sérgio Machado.
Cabe ao ator Daniel Rocha o papel de Chico Mário (Francisco Mário de Sousa). Cabe ao ator Daniel de Oliveira, por sua vez, o papel de Henfil (Henrique de Souza Filho). Já ao ator Júlio Andrade cabe o papel de Betinho (Herbert José de Sousa), personagem do título à produção.
Na história, Herbert José de Sousa – ou simplesmente Betinho – é um sociológio conhecido por seu ativismo na área de direitos humanos. Nascido no norte do estado de Minas Gerais junto com o cartunista Henfil (Daniel de Oliveira) e com o músico Chico Mário (Daniel Rocha), ele é portador de hemofilia.
Desde criança padecendo de vários tipos de doenças como a tuberculose, Betinho cresce em ambientes inusitados como a funerária e a penitenciária, graças ao trabalho dos seus pais. Um belo dia, um padre dominicano o influencia a integrar a JEC (Juventude Estudantil Católica) e também a JUC (Juventude Universitária Católica).
Por causa disso, ele se torna assessor do MEC e do ministro Paulo de Tarso Santos, durante a faculdade, no governo de João Goulart e, mais tarde, se posiciona contra a ditadura militar brasileira por defender causas sociais, sendo obrigado a se exilar no Chile, no Canadá e no México.
Após a anistia, ele volta ao Brasil e é homenageado como “o irmão do Henfil” na canção “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis Regina, se dedicando à luta da reforma agrária. Ele também é responsável pelo impeachment de Fernando Collor de Mello.