
O Brasil finalmente vai poder assistir “Marighella”, o primeiro filme dirigido por Wagner Moura. O filme de longa-metragem era para ter estreado por aqui em novembro de 2019, como comemoração do Dia da Consciência Negra. Após uma disputa com a Ancine – Agência Nacional do Cinema, porém, o lançamento foi cancelado e não tinha mais previsão de acontecer.
Agora, a produtora a O2 em parceria com a Paris Filmes anunciou na última quinta-feira (16) que o filme chega aos cinemas nacionais no dia 14 de maio. A decisão vem após Marighella estrear em mais de 30 festivais ao redor do mundo inteiro.
À época da polêmica com a Ancine, Moura chegou a citar interferência do governo em instituições que estão “censurando produções artísticas”. Segundo o diretor, a decisão teve motivações políticas.
O elenco tem nomes como Seu Jorge, Adriana Esteves, Herson Capri, Humberto Carrão, Bruno Gagliasso e Luiz Carlos Vasconcellos. O roteiro é de Felipe Braga e Wagner Moura.
A produção conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio, policial que o rotula de inimigo público nº 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto – mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.
Assista ao trailer: