Nos próximos capítulos da novela “Amor de Mãe” (de Manuela Dias), exibida pela Rede Globo, Raul (Murilo Benício) descobre que Vinícius (Antônio Benicio) – seu único filho com Lídia (Malu Galli) – é cúmplice de Amanda (Camila Márdila) e, de quebra, fica sabendo que Davi (Vladimir Brichta) está sendo enganado pelos dois.
Após uma longa temporada de estudos na Europa, Vinícius volta ao Rio de Janeiro completamente mudado, sem dizer para Raul que está ligado aos movimentos militantes que agem em prol da preservação da natureza, assim como Amanda e Davi. Ele se encanta por Amanda ao conhecê-la pessoalmente, mas conversava virtualmente.
Assim como Amanda, Vinícius também faz parte de um grupo ambientalista radical, que possui como principal objetivo destruir a empresa de polímeros PWA de Álvaro (Irandhir Santos), da qual Raul também é sócio, por ser uma das maiores poluídoras da água da Baía de Guanabara, que está cheia de plásticos.
Durante um jantar com acionistas da PWA, Amanda e Vinícius envenenam os pratos de comida para protestar, sendo desmascarados por Vitória (Taís Araújo), que afirma que Davi não está envolvido no caso. Furioso com o envolvimento com Amanda, Raul expulsa Vinícius de casa, mas Álvaro quer colocar eles na cadeia.
“Vocês acabam de comer um pouco do esgoto que a PWA joga na Baía de Guanabara”, anuncia Vinícius. “Mas não se preocupem, o senhor Álvaro de Nóbrega garante que 100% dos dejetos são tratados. Então, ninguém aqui deve morrer”, emenda Amanda.
“Pai, você sabe o que eu penso da PWA. Expandir essa fábrica significa poluir mais a Baía de Guanabara. E eu não vejo motivo para comemorar isso. Na verdade, eu tenho é vergonha de saber que meu pai virou sócio de uma empresa imunda dessas”, solta Vinícius.
“Você tem vergonha de mim? Eu não admito que você fale comigo desse jeito! Eu sou seu pai! Se você quiser conversar com respeito, como sempre se falou nessa casa, eu estou mais do que interessado em ouvir. Mas nesse tom de voz você não fala comigo”, esbraveja Raul.