Ignácio (Otávio Augusto) é o patriarca da família Máximo, de Salve-se Quem Puder. Na próxima novela das 7, ele é pai de Graziela (Débora Olivieri) e avô de Alexia (Deborah Secco), Petra (Bruna Guerin) e de Alan (Thiago Fragoso). Bem-humorado, ele vive com o neto Alan e com os bisnetos, Tarantino (Daniel Rangel), Mosquito (Ygor Marçal) e Queen (Alice Palmar), em um amplo apartamento, em São Paulo, e sofre com os primeiros sintomas de Alzheimer. Apesar das dificuldades e dos lapsos de memória, ele tem verdadeira adoração por Alexia.
Ignácio é o grande incentivador da carreira da atriz e sempre a apoiou a investir em seus planos. Mesmo na época em que as peças teatrais da neta não tinham público, Ignácio era a única plateia do espetáculo. Com a “morte” da neta em Cancún, no México, a família tentará poupá-lo e consegue esconder por um tempo a má notícia do patriarca. Uma das maiores preocupações de Alexia ao entrar para o Programa de Proteção à Testemunha é o medo de que o avô não tenha mais lembranças suas.
Já Alan, primo de Alexia e Petra, é um advogado viúvo e workaholic, que tenta administrar a criação de seus três filhos adotivos e os cuidados com o avô. Já Petra, a irmã invejosa de Alexia, está mais preocupada em arrumar uma maneira de gastar o dinheiro de Ignácio. Ela nunca se conformou com a atenção que o avô sempre dedicou a Alexia e usa a falsa preocupação com a saúde dele para fazer visitas constantes a Alan. Na verdade, o interesse dela é pelo próprio primo. Há anos, Petra tenta ser notada por ele e quer conquistá-lo de qualquer maneira. Mimada, a ex-modelo conta com o incentivo incondicional da mãe Graziela para todas as suas decisões e sonhos. Ao contrário de Alexia, a quem a mãe sempre tratou com indiferença.
O elenco completo da novela “Salve-se Quem Puder” é formado pelos atores Aílton Graça, Alice Palmar, Aline Dias, Ana Carbatti, Andressa Robles, Arthur Valadares, Bárbara Sut, Bruna Guerin, Bruno Ferrari, Carolina Kasting, Cirillo Luna, Cláudio Olegário, Conrado Caputto, Cosme dos Santos, Cristina Pereira, Dandara Mariana, Débora Olivieri, Deborah Secco, Elizabeth Savala, Felipe Simas, Flávia Alessandra, Gabriela Duarte, Gil Hernandez, Giordano Becheleni, Guilhermina Guinle, Igor Cosso, Jacqueline Laurence, Jerônimo Martins, João Baldasserini, José Condessa, Juliana Alves, Juliana Paiva, Leopoldo Pacheco, Lívia Inhudes, Marcos Pitombo, Marilu Bueno, Marina Loggia, Mila Carmo, Murilo Rosa, Nina Frosi, Otávio Augusto, Rafael Cardoso, Ricardo Rathsam, Sabrina Petraglia, Sophia de Carvalho, Thiago Fragoso, Thiago Lacerda, Valentina Bulc, Vitória Strada, Viviane Araújo e Ygor Ribeiro Marçal.
Escrita pelo autor-roteirista Daniel Ortiz, com a colaboração de Flávia Bessone, Nilton Braga e Victor Atherino, a antecessora da novela “A Morte Pode Esperar” (de Mauro Wilson) conta com a direção geral de Alexandre Klemperer, Bia Coelho, Hugo de Sousa, João Paulo Jabur e Marcelo Travesso, além da direção artística de Fred Mayrink,