Já faz mais de dez anos que Lola (Gloria Pires), Júlio (Antonio Calloni) realizaram o sonho de comprar uma casa própria em Éramos Seis. No novo lar, acompanhamos o crescimento de Carlos (Danilo Mesquita), Alfredo (Nicolas Prattes), Julinho (André Luiz Frambach) e Isabel (Giullia Buscacio) ao longo de uma década. Mas, apesar de tanto tempo ter passado, a família ainda não conseguiu quitar o financiamento da casa.
Para piorar, eles ainda receberam um verdadeiro banho de água fria. Na novela das 6, Carlos foi até o banco acreditando que pagaria a última prestação. Ao chegar lá, descobriu que ainda falta pagar um pouco mais para enfim acabar com a dívida. O primogênito voltou para a casa desolado e deu a notícia para a mãe, que se viu em um impasse: contar ou não para Júlio que a casa não foi quitada?
O marido tem passado por um grave problema de saúde e precisou ser operado às pressas após uma crise de dor no estômago provocado por uma úlcera. Depois de uns dias no hospital, internado, enfim teve alta e voltou para casa. Diante da situação delicada, Lola toma uma decisão difícil em uma conversa com Carlos, Julinho, Isabel e Clotilde (Simone Spoladore):
“O Júlio não precisa receber uma má notícia agora. Se ficar com a ilusão será mais feliz”, argumenta a matriarca.
Isabel e Julinho não reagem bem à ideia da mãe, mas ela continua insistindo:
“Que foi? Pra que serve a verdade se ela causa tristeza? Não quero desapontar seu pai. Não é melhor dar uma alegria a ele?”
Assim, eles decidem contar a mentira para Júlio, que fica radiante com a notícia:
“Lola, Lola… Que sensação boa. A casa é absolutamente nossa! Pela primeira vez na vida sinto que tenho alguma coisa. Meus filhos podem ter orgulho de mim! Eu sou o dono de um imóvel na Avenida Angélica, consegui a duras penas, só eu sei. Vou querer comemorar!”
Exultante de alegria, o patriarca pede que Lola faça um jantar especial em família para celebrar o fim da dívida e a quitação da casa. A felicidade de Júlio contrasta com o constrangimento evidente no olhar de Lola e de cada um de seus filhos.
Não perca Éramos Seis e confira o resumo da novela.
Éramos Seis é escrita por Angela Chaves, baseada na novela original escrita por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, livremente inspirada no livro de Maria José Dupré. A direção artística é de Carlos Araújo.