Alguns anos se passam após a prisão de Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e a trama de Verão 90 chega a fevereiro de 1997. O vilão será solto exatamente neste mês depois de cumprir pena pelos crimes que cometeu. Decidido a recomeçar do zero, ele vai procurar João (Rafael Vitti) e Manu (Isabelle Drummond) para propor um projeto irrecusável: um filme contando a história dos Patotinhas.
Mas nem tudo são flores na vida do pilantra, já que ele vai aprontar novamente com o irmão, provocando uma tragédia. Fique por dentro do que vai acontecer no penúltimo capítulo de Verão 90.
ANOS SE PASSAM E JERÔNIMO É SOLTO EM VERÃO 90
Muita coisa aconteceu no Brasil e no mundo nos anos 90. Tivemos alegrias como o surgimento da Internet, mas também momentos muito tristes como a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas. Enquanto tudo isso acontecia, Jerônimo, Vanessa (Camila Queiroz) e Quinzinho (Caio Paduan) continuavam presos por seus envolvimentos no Crime da Joatinga.
Agora chegou a hora deles encontrarem a liberdade novamente. A primeira a ser solta é Vanessa, logo depois Quinzinho e, em fevereiro de 1997, é a vez de Jerônimo sair da cadeia.
Ao sair do presídio, o pilantra é surpreendido por sua mãe, Janaína (Dira Paes), que foi buscá-lo para ir morar com ela na mansão que pertenceu aos Ferreira Lima. Jerônimo mal sabe que a cozinheira está nadando na grana, assim como João e Manu, que viraram o casal 20 da televisão brasileira e estão fazendo uma superviagem ao redor do mundo.
Jerônimo pergunta para Janaína se ela sabe do paradeiro de Vanessa:
“Parece que ela cumpriu a pena e saiu do Rio, mas não sei pra onde foi… Eu acho que você devia esquecer esse passado.”
Triste, o pilantra pede um último favor a mãe:
“Ia pedir um emprego num dos seus restaurantes, pode ser de garçom… Eu tenho um pouco de experiência, trabalhei na pousada, lembra?”
Janaína fica com o pé atrás, mas decide dar uma chance ao filho. Ela o contrata para ser assistente de Catraca (Orlando Caldeira) em uma das filiais do Sua Praia.
JOÃO E MANU VOLTAM AO BRASIL E RECEBEM PROPOSTA DE JERÔNIMO
Após um mochilão pela Europa, João e Manu voltam ao Brasil. Apesar de terem relaxado na viagem, os ex-Patotinhas estão muito apreensivos com o reencontro com Jerônimo, mas ao chegar na casa de Janaína, o irmão do pilantra se surpreende ao saber que ele não mora mais com ela na antiga mansão dos Ferreira Lima:
“Jerônimo trocando Vieira Souto pelo Catete. Por essa eu não esperava…”, diz João.
Mas Janaína avisa que, ainda assim, Jerônimo quer vê-lo e que tem algo de muito importante para conversar com ele e Manu. Eles vão até o Sua Praia visitá-lo e são tentados por uma proposta do ex-vilão:
“Fiz roteiro contando a história do Patotinha Era pra ser um livro, mas eu saquei o potencial que tinha pra virar um filme… Eu queria que você dirigisse o filme, João. E que a Manu atuasse.”
Após lerem o roteiro, João e Manu topam a ideia de Jerônimo e os três colocam a mão na massa para produzir o filme.
CHEGA O DIA DA ESTREIA DO FILME DOS PATOTINHAS!
O filme dos Patotinhas estreia e todas as atenções estão voltadas para Manu e João, o que deixa Jerônimo muito incomodado. Logo após a exibição do longa para a plateia, Janaína sugere que a família siga para um festa, mas João avisa que vai para uma casa na serra descansar e trabalhar em outros projetos.
“Vou ficar lá uns dias… Quero trabalhar nos projetos que tive que adiar por causa do filme.”
Manu e Jerônimo também pulam a festança e vão cada um para o seu canto. A história, porém, toma um rumo diferente quando a jovem decide viajar com João sem contar para ninguém. Ao receber a namorada, João percebe que não tem nada para comer na casa:
“Não tem quase nada na despensa. Eu dou um pulo naquele restaurante da serra, compro uma pizza, um vinho… Que tal?”
Jerônimo também muda de ideia e decide fazer uma visitinha ao irmão na tal casa da serra. Chegando lá, o vilão joga gasolina por todo o local e acende um fósforo, ateando fogo em tudo, sem saber que Manu está lá sozinha!
“SOCORRO, SOCORRO!”, grita Manu.