Gabrielle Joie é um turbilhão de emoções. Aos 21 anos, a jovem atriz de Brasília está na contagem regressiva para estrear na nova novela das 7, Bom Sucesso, com Michelly, personagem com quem tem muitos pontos em comum e que até lembra parte da sua história pessoal e de vida.
“Interpreto uma adolescente trans em começo de transição. As gravações estão sendo um processo de autodescoberta, aprendi coisas com surreais com o [Antonio] Fagundes. É o grande momento de humanizar as questões que não estamos acostumado”, resume Gabi, que já encarou processo de mudança com hormônios nos últimos anos.
Taurina assumida, Gabrielle diz ser autêntica, pé no chão e muito divertida.
“Gosto de ver o lado bom de tudo. Sou perseverante pra chegar onde quero”, aponta ela, que destaca algumas semelhança com seu papel na TV.
“Nossa personalidade é parecida. É uma menina solar, muito estabanada e sempre rodeada pelos amigos. Além de ser vaidosa e galanteadora, é amiga fiel de Gabriela (Giovanna Coimbra) e Patrick (Caio Cabral), amigos que ela fez em uma escola pública no subúrbio de Bonsucesso, no Rio”, antecipa a atriz, que já participou de Sob Pressão.
Filha do meio e com duas irmãs, Gabrielle ressalta que mudança de nome e de gênero aconteceu aos poucos. “Foram alguns anos num processo bem gradual. Conforme fui conquistando a minha independência, eles foram se acostumando até que hoje deixou de ser uma questão”, afirma ela, que costuma compartilhar suas experiências em um canal de vídeos na internet.
“Minhas irmãs sempre foram minhas melhores amigas e foram os meus maiores suportes no início. Hoje me admiram e dizem ter muito orgulho de ver onde cheguei aos 21 anos.”
Ativa nas redes sociais, Gabrielle fala da importância de levar a informação para combater preconceitos. Além da novela abordar o tema, ela promove o debate na web entre todas as gerações.
“Recebo muitas mensagens de meninas pedindo dicas sobre como iniciar a transição ou pedindo suporte para lidar com os dilemas da mudança. Procuro ajudar e conversar com elas sempre que possível, mas o que mais recebo são mensagens sobre hormonização. Mas aí deixo pra que elas se resolvam com um profissional”, garante ela, que não fez procedimentos estéticos no rosto ou corpo.
“Nunca fiz nenhum procedimento, mas confesso que tenho vontade.”
Adepta do visual confortável e prático, Gabrielle não abre mão de visual moderno e delicado. “Gosto muito de brincar com meu senso estético, maquiagem e cabelo. Sempre cortei minha própria franja, mas agora deixo nas mãos de um bom cabeleireiro, porque da última vez não deu muito certo”, destaca ela, aos risos.
Enrolada amorosamente, como define, a atriz preza por um relacionamento alto astral. “Gosto de pessoas com criatividade, autoestima e bom senso de humor. Isso tudo é o que mais me atrai em uma relação”, destaca ela, que está morando no Rio de Janeiro para facilitar a logística durante as gravações da trama das 7, que estreia no próximo dia 29/7.
“A minha paixão pela arte começou com as peças e eventos na escola. Eu sempre me divertia atuando, mas nunca levei muito a sério. Acabei indo pra São Paulo e comecei a modelar, mas dei chance para os testes de atuação e fui conseguindo cada vez mais desenvoltura. Estou muito feliz”, afirma Gabrielle.