A princípio cotado para viver o vilão Tonico, o ator Selton Mello vai interpretar o protagonista Dom Pedro II na novela “Nos Tempos do Imperador”, que estreia em março na Rede Globo, na sequência de “Órfãos da Terra” (de Thelma Guedes e Duca Rachid) e “Éramos Seis” (de Ângela Chaves).
O papel de Tonico foi redesignado para Alexandre Nero, ao passo que o papel de Dom Pedro II não é mais de Emílio Dantas. Tonico é um deputado, que incita a população “colonizada” a pressionar o imperador Dom Pedro II para colocar um fim na monarquia, em prol da república.
Na história – que se trata de uma continuação da novela “Novo Mundo” (de Thereza Falcão e Alessandro Marson), Dom Pedro II é casado com Teresa Cristina (atriz não escalada), mas possui atração pela dama de companhia e preceptora Luísa Margarida (Mariana Ximenes), que é popularmente conhecida como Condessa de Barral.
O elenco da novela “Nos Tempos do Imperador” é formado até o momento pelos atores Alexandre Nero, Bruna Griphao, Gabriela Medvedovski, Guilherme Piva, Leopoldo Pacheco, Mariana Ximenes, Matheus Nachtergaele, Michel Gomes, Selton Mello e Vivianne Pasmanter. Já os atores Andréia Horta e Emílio Dantas, por sua vez, estão oficialmente fora.
No entanto, os protagonistas centrais da trama são Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes). Proibida de cursar a faculdade de Medicina em Salvador (Bahia), Pilar parte ao Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) atrás de Dom Pedro II e, no navio, se apaixona por rapaz negro já alforriado, Samuel.
Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com a colaboração de Duba Elia, Júlio Fischer e Wendell Bendelack, a produção – cuja sucessora está indefinida – conta com a direção geral de André Câmara, Bruno Safadi, Guto Arruda Botelho, João Paulo Jabur e Pedro Brenelli, além da direção artística de Vinícius Coimbra.