A mentira de Jerônimo (Jesuíta Barbosa) de que é um homem rico está prestes a acabar em Verão 90. E quem vai descobrir a farsa do Rojê Guerreiro, como ele se apresenta, será Vanessa (Camila Queiroz). Depois que Tobé (Bernardo Marinho) e Candé (Kayky Brito) fizeram a cabeça dele contra a alpinista social, o ex-patotinha terminou o namoro que tinha com ela. A jovem foi humilhada pelo trio, mas sua vingança está mais perto do que nunca…
Depois de ser expulsa da mansão de “Rojê”, Vanessa foi se hospedar na pensão. A mesma em que Janaína (Dira Paes) esteve, assim que chegou no Rio, à procura de Jerônimo. Por lá, a alpinista social fica sabendo da história do ex-patotinha e decide procurar por Janaína. Ela encontra a mãe do ex, que revela tudo sobre seu passado. A interesseira fica com a faca e o queijo na mão contra Jerônimo.
Ela vai até a mansão atrás do ex e não é bem recebida.
“Vanessa? Era o que faltava! Não adianta implorar, pilantra”, ele diz.
“Shiiiii… Primeiro, baixa o tom, gatinho. Ou eu vou direto daqui ter uma conversa com a senhora sua mãe, dona Janaína Guerreiro, que não tem onde cair morta, vende quentinha na rua, e vive cheia de esperança de achar o filhinho um sete um, um tal de Jerônimo. Entendeu agora, pilantra?”, ela responde.
Cínico, Jerônimo diz que Janaína é maluca, na tentativa de negar tudo, mas para encerrar o assunto Vanessa tira do bolso uma foto do Patotinha (que ela pega escondido quando visita a “sogra”). Vencido, o golpista não tem outra escolha senão ceder à chantagem e deixa a ex ficar na mansão, só que se recusa a dividir a cama com ela.
“Vai passar mesmo a noite todinha nesse sofá…? Você podia estar numa caminha quentinha… Pena que você não quer nada com a pilantra aqui, né? Boa noite…”, diz Vanessa, provocativa, antes de ir para o quarto.
Mesmo furioso, Jerônimo vai atrás dela. “Cala a boca, pilantra”, ele diz, já agarrando a chantagista. “Pilantra é você”, ela rebate, e os dois passam a noite juntos. Na manhã seguinte eles mal acordam e já recomeçam a brigar. Desconfiada, Janaína aparece na porta da casa e por sorte é Vanessa quem atende e consegue despistá-la, enquanto Jerônimo se esconde para não ser visto pela mãe. Depois que ela vai embora, ele resolve se abrir:
“Eu tava cansado daquela vida… Minha mãe com aquele pensamento de pobre, sabe? Sonho mais classe média: ser dona de restaurante em Armação do Sul! Envelhecer suando atrás de fogão… Eu não nasci pra isso. Você não sabe o que é chegar numa boate e nem precisar entrar em fila, passar na frente de todo mundo!”
Jerônimo conta a Vanessa sobre o assalto fracassado e o roubo dos dólares da dona da pensão; conta que seu objetivo é ser diretor da PopTv e por isso não pode tê-la ao seu lado.
“Tá querendo dizer que eu sou queimação, é isso?”, a moça pergunta, indignada.
“Os caras sabem que você me enrolou, Vanessa, se eu te coloco na minha casa, vou pagar de otário. E quem é que chama um otário pra trabalhar? Quando eu for indispensável, eu assumo o namoro”, ele promete.
Xiiii, será que a “pilantra” vai topar essa?! Não perca a cena em Verão 90 e saiba mais sobre a trama no resumo da semana.
19
FEV
Terça-feira
Vanessa chantageia Jerônimo, que se vê obrigado a hospedar a moça. Janaína diz a Herculano que prefere guardar segredo sobre seu relacionamento, até que saia o divórcio do cineasta. Manu comemora com João por ter conseguido uma vaga no elenco fixo de uma novela. Vanessa mente para Janaína para proteger Jerônimo. Lidiane sonha com Patrick. Jerônimo conta a Vanessa que pretende chefiar a PopTV. Gisela flagra Herculano beijando Janaína. Mercedes promete ajudar Gisela. Manu sente ciúmes quando Herculano orienta Nicole a gravar com João. João vibra ao saber que o programa Vibration foi aprovado por Quinzinho. Herculano avisa a Gisela que quer o divórcio. João é alertado pelo atendente do bar que Galdino está no estabelecimento. Mercedes contrata um marinheiro para fotografar Gisela e Herculano juntos no barco.