Após viver Olegário em “Orgulho e Paixão” (de Marcos Bernstein), Joaquim Lopes vai interpretar um policial militar de Duque de Caxias (da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro) na próxima temporada da novelinha teen “Malhação”, subtitulada como “Malhação – Toda Forma de Amar”, que estreia em abril na Rede Globo.
Seu personagem é marido de Lígia (Paloma Duarte), que adota uma criança recém-nascida, pois sua mãe adolescente não possui condições de criá-la. Ao longo da trama, os dois são processados pela mãe adolescente da criança, que se arrepende de entregá-la para adoção, já que passa a ter condições de criá-la.
Com seu casamento desgastado por causa desse drama familiar, o major da polícia do Rio de Janeiro acaba se envolvendo em um caso extraconjugal com uma viúva, Carla (Mariana Santos), que é mãe de dois filhos jovens e possui uma aversão aos relacionamentos amorosos desde a morte do seu marido.
Em dado momento da trama, Carla e Lígia começam a disputar a atenção de outro homem, um diretor de uma ONG voltada para o universo esportivo, principalmente muay thai, interpretado por Henri Castelli. Por lá, circulam adolescentes da periferia, que testemunham um crime investigado pelo major da polícia.
O elenco de “Malhação – Toda Forma de Amar” é formado até o momento pelos atores Ana Clara Winter, André Muniz, Danilo Mesquita, Evelyn Félix, Gabriel Santana, Gabriella Mustafá, Giovanna Rispoli, Henri Castelli, João Fernandes, João Pedro Oliveira, Júlia Zimmer, Karine Teles, Letícia Ledger, Lucas Neto, Marcus Bessa, Mariana Santos, Matheus Polis, Paloma Duarte, Pedro Novaes, Rosanne Mulholland e Tainá Muller.
Escrita por Emanuel Jacobina, com colaboração de Bruna Paixão, Cristiane Dantas, Dino Cantelli, Giovana Moraes, Juliana Peres e Rodrigo Salomão, a produção conta com a direção geral de Adriano Melo, Marco Rodrigo e Mariana Richard, além da direção artística de Carlos Araújo.