No capítulo que está previsto para ir ao ar na próxima terça-feira (27) na novela bíblica “Jesus” (de Paula Richard), exibida pela Record TV, Jesus Cristo (Matheus Dantas/Dudu Azevedo) diz para seus doze apóstolos que existe um traidor entre eles, considerado um “cúmplice do Diabo”, que vai trair sua confiança.
Apesar das especulações de André (Maurício Ribeiro), Bartolomeu (Pierre Baitelli), Filipe (Matheus Fagundes), João (Rafael Gevú), Mateus (Gabriel Gracindo), Pedro (Petrônio Gontijo), Simão (DJ Amorim/Rodrigo Andrade), Tadeu (Ricky Tavares), Tiago-Maior (César Cardadeiro), Tiago-Menor (José Victor Pires) e Tomé (Gustavo Rodrigues), o público sabe que se trata de Judas (Guilherme Winter).
A trama começa encaminhar para a reta-final a partir do momento em que Barrabás (Luiz Eduardo Toledo/André Gonçalves) lidera uma revolta contra a família de Cláudia (Larissa Maciel), Helena (Júlia Maggessi) e Pôncio (Nicola Siri) por causa da quantidade abusiva de impostos do Império Romano, indignando Petronius (Victor Sparapane/Fernando Pavão).
Como Deborah (Manuela Llerena), Lázaro (Vandré Silveira), Maria de Betânia (Jessika Alves), Marta (Dani Moreno) e Tiago Justo (Gil Coelho) se tornam apoiadores de Barrabás para protestar contra a execução de João Batista (Iano Salomão) para agradar Salomé (Valentina Bulc), Adela (Adriana Garambone) teme que Pôncio faça algo contra Barrabás.
Pôncio ordena que os soldados Caius (Felipe Roque) e Longinus (Sacha Bali) se infiltrem no meio dos rebeldes – que acusam Herodes Antipas (Miguel Roncato/Marcos Winter) e Herodíade (Vanessa Gerbelli) de assassinato – para promover um massacre quando Caifás (Eucir de Souza) der carta branca, com a perseguição de Satanás (Mayana Moura).
No meio da batalha, Barrabás é atingido por Longinus e é levado por Nicodemos (Ernani Moraes) para a casa de Adela, mas é preso. Após incrimidar Maria Madalena (Day Mesquita) por supostamente ajudar Petronius a roubar o tesouro sagrado dos judeus, Judas é capturado, acusando Jesus em troca de liberdade.