Na próxima novela das 18h da Rede Globo, “Espelho da Vida”, escrita por Elizabeth Jhin e dirigida por Pedro Vasconcelos, que vai substituir “Orgulho e Paixão” (de Marcos Bernstein) a partir do dia 25 de setembro, Cristina (Vitória Strada) é filha única de Américo (Felipe Camargo) e Ana (Julia Lemmertz).
A famosa atriz do Rio de Janeiro é convidada por seu atual namorado, Alain (João Vicente de Castro), para protagonizar um filme de longa-metragem sobre um crime passional em Minas Gerais, ao lado de Mauro (Rômulo Arantes Neto), que é o último pedido de Vicente (Reginaldo Faria) antes de morrer.
Quando chega à fictícia cidade de Rosa Branca, ela começa a sentir uma estranha sensação de “déjà vu” ao ganhar autorização de Margot (Irene Ravache) para vasculhar os pertences da sua personagem, Júlia Castelo, que supostamente foi assassinada com um tiro pelo grande amor da sua vida, Danilo (Rafael Cardoso).
Assim que é colocada em contato com um espelho dentro do casarão em ruínas onde Júlia Castelo morava, ela vive uma experiência inesperada: é transportada do ano de 2018 para o ano de 1930, momento a partir do qual passa a viver presa na pele da sua personagem, de quem é reencarnação.
Embora ame Alain, que foi traído por Isabel (Alinne Moraes) com Felipe (Patrick Sampaio) antes do nascimento de Priscilla (Clara Galinari), ela se apaixona à primeira vista por Danilo, mas sabe que esse amor é impossível, pois pertencem à gerações diferentes, a não ser que a reencarnação dele seja encontrada.
No corpo de Júlia, ela finalmente consegue desvendar o mistério sobre o crime passional mais chocante de Rosa Branca, já que o inquérito, misteriosamente, nunca foi concluído. Com a desconfiança de que Danilo é inocente no caso, ela conhece reencarnações de pessoas do presente no passado, principalmente Alain.