Afonso (Romulo Estrela) chega atrasado para o jantar e diz casualmente que estava resolvendo um problema. Catarina (Bruna Marquezine) fica curiosa e pergunta do que se tratava. Dissimulado, o rei mente que Delano (Jaedson Bahia) foi preso após a denúncia de um mineiro que, supostamente, o viu entrando na mina com sacos de um pó escuro na noite anterior à explosão.
O rei ainda blefa dizendo que fez uma oferta a Delano:
“Se ele confessar quem foi o mandante da explosão, será anistiado. Caso contrário, ele será mandado amanhã de manhã para a pedreira de Angór, onde passará o resto da vida.”
Catarina de desespera, mas mantém a pose, pensando em uma solução. A rainha manda Lucíola (Carolina Ferman) dar a Delano o mesmo veneno que matou Constantino (José Fidaldo), mas Romero (Marcello Airoldi) prende a aia quando ela sai em direção à masmorra.
Com o sumiço de sua dama de companhia e medo de ser delatada, Cat decide acabar com a vida do soldado sozinha. Quando a noite avança, ela ruma para a masmorra com uma adaga. Ao ver um soldado de costas com o mesmo tipo físico de Delano, a rainha avança sobre ele após conseguir as chaves da cela.
“Eu lamento por isso, Delano…”, diz ela.
Mas quando ela levanta a adaga para golpeá-lo, luzes de tochas invadem a cela e Afonso dá voz de prisão à ela.
“Você está presa por tentativa de assassinato!”, anuncia Afonso.
O que será que vai rolar?
18 Jul
Quarta-feira
Afonso faz um pedido a Virgílio, que se nega a revelar o paradeiro de Amália. Otávio comunica a Rodolfo que ordenou o corte do fornecimento de água para Montemor. Lucrécia incentiva Rodolfo a fazer as pazes com Afonso. Afonso revela a Gregório e Diana seu plano contra Catarina. Afonso diz a Catarina que Delano foi preso por suspeita da explosão da mina. Afonso e Gregório conseguem capturar Catarina em uma armadilha.