Catarina (Bruna Marquezine) e Afonso (Romulo Estrela) viajam para Alfambres e acabam tendo que dormir no mesmo quarto no castelo. Claro que Cat aproveita para jogar charme… Ela é bem direta ao ver o marido de fachada arrumando uma cama improvisada no quarto e logo tira seu robe, ficando só de camisola.
“Você não vai dormir na cama comigo?”
O rei faz questão de dizer que nunca mentiu para Cat e que o casamento dos dois não é como outro qualquer. Ele a desencoraja de ter esperanças de consumá-lo. Catarina se faz de vítima e chora baixinho durante um longo tempo, o que não deixa Afonso dormir. Um tempo depois ele levanta e pede que ela pare de chorar, mas escuta uma resposta que o deixa balançado.
“O sacrifício não é só seu. Você desistiu de Amália, mas eu estou sendo obrigada a abrir mão do sonho de ter uma família, filhos… Leve o tempo que for, mas um dia você vai me olhar não apenas como um acordo comercial, mas como uma mulher… a sua mulher!”
Afonso se sente incomodado por ela lembrar de Amália. Além disso, fica perturbado ao ouvir que ela ainda será reconhecida por ele como mulher. Será que Catarina está quebrando o gelo com ele?
27 Jun
Quarta-feira
Afonso não cede às investidas de Catarina. Selena diz a Amália que, assim que Afonso voltar de Alfambres, levará Ísis até ele. Gregório visita Amália, e Constância percebe o carinho do conselheiro pela filha. Gertrudes conta a Afonso que Rodolfo se casará com Margô. Ísis ameaça Lucíola. Um jovem reconhece seu avô no retrato-falado do homem que raptou a filha de Brice. Margô assina a carta de apresentação para Naná e Glória. Rodolfo se casa com Margô. Amália garante a Selena que irá desmascarar Catarina.